Acredite se quiser!

Acredite se quiser!

Agnes M.P. Altmann

Ainda que fosse apenas fruto da "imaginação humana" nem houvesse testemunhas oculares e auriculares dos muitos milagres que operou, ao ponto de dividir a História, não houve nenhum ser humano que tenha tido a  inteligência e personalidade de Cristo!

Seus ensinamentos, até hoje, são estímulos para as funções mais importantes da nossa mente, além de serem um convite aberto a todos, para fazermos uma reavaliação dos nossos muitos "valores existencialistas", não apenas para se viver com muito mais ‘qualidade de vida’ - longe de termos, na maioria -, como para elevar o Homem até ao nível da soberania de Deus, por meio da fé - implícita à arte de pensar de Jesus Cristo, evidente manifestação da inteligência divina que nem todos desenvolvemos ou procuramos usar adequadamente.

Certamente houve muitos homens que investiram em sabedoria. Salomão mesmo comoveu a Deus quando manifestou o desejo de ser um dos grandes na arte de pensar, com uma visão não apenas material, mas também espiritual, isto é, capaz de julgar todas as coisas com sabedoria. Mas fora uns poucos como Salomão, "quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir?" Para nós cristãos, partindo do pressuposto de que Cristo é o Filho de Deus, sem dogmatizar a Sua natureza divina, podemos, então, afirmar, como em I Coríntios 2:15-16, que não apenas podemos, mas também temos a mente de Cristo”, o que equivale a dizer que podemos usar a arte de pensar, tal como Ele a usou, de modo a nos interiorizarmos e questionar sobre nossas ações em relação a Deus e aos outros.

O maior ensino nesse sentido foi de sermos fiéis à própria consciência. E ainda, sem compactuar com os próprios erros humanos, agirmos como Cristo, com discrição e compaixão, não expondo os erros de ninguém, porém, apontar Cristo como a melhor forma de se reencontrarem, sem pressionar ou pior, bajular. A responsabilidade é de cada um. Nossa fé ainda é menor que nossa capacidade de pensar e vice versa; sequer aparentamos ser felizes, mais humanos, solidários, tolerantes e menos doentes psiquicamente!...

“A quem hei de comparar esta geração?” (Mt.11:16). Guardar a mente em Cristo (Fp 4:7) significa administrar os pensamentos até para não ser prisioneiros da própria mente (Rm 7:23), vitimados de pensamentos de derrota e sofrimento conformista, contrários à uma melhor ‘qualidade de vida’. Nesse sentido, diz-se que não por ‘merecimento’ algum mas pela Graça somos capacitados por Cristo a gerenciarmos nosssos  pensamentos e emoções diante das tensões que, por sua vez, são também o maior desafio da educação. Mas nem por isso ninguém é obrigado a nada. Acredite se quiser!

Agnes M.P.Altmann

Direito e Mestrado Relações Internacionais

Fonte: Jornalada

São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização por dano material ou moral decorrente de sua violanção. CF, art. 5o.,X.

www.jornalada.com

Voltar