Informações Ambientais e a Fenaj

Brasília, 7 de novembro de 2003

A Fenaj participou no último dia (4), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), da reunião para criação de um Grupo de Trabalho sobre Informações Ambientais. Com o apoio do ministério, o grupo vai elaborar uma política para fomentar a informação ambiental de qualidade no Brasil. A proposta, que será apresentada no final deste mês, em Brasília, durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente, vai ser consolidada nos próximos dias 26 ou 27 na capital federal, onde ocorrerá o Fórum Nacional das ONGs.

O chefe de gabinete do MMA, Bazileu Abes, afirmou que o ministério não tem divergência sobre a proposta da criação do GT. Com isso, o MMA dará apoio político e financeiro para viabilizar o encontro em Brasília.

Ficou decidido que representantes das entidades presentes vão formar um comitê executivo para poder definir a programação da reunião. Na condição de representante da Fenaj, o jornalista Iram Alfaia  falou sobre o compromisso da entidade com a questão da qualidade da informação. Lembrou que o documento propondo a formalização do GT foi finalizado no Acre por conta do Seminário Internacional de Jonarlismo Ambiental, uma promoção da Fenaj e do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Acre. Ainda passou o informe sobre a realização no próximo dia 10, em Brasília, de um seminário da ANBio, em parceria com a UnB e Fenaj, para discutir questões como "Noções científicas básicas. Transgênicos e ética na informação".

Participaram da reunião representantes da Ascom do MMA, Rede Mata Atlêntica, GTA, Ascom/Ibama e Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais.

Iram Alfaia

Conselho Fiscal da Fenaj

Voltar