Nota do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo em defesa da formação universitáriapara o exercício profissional do jornalismo

O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo repudia publicamente a decisão do juiz convocado Manoel Álvares - do TRF-3 - que manteve a sentença da juíza Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Cível Federal, que suspendeu a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo para o exercício profissional. As razões apontadas pelo magistrado são confusas e denotam uma decisão sem reflexão quanto à responsabilidade social do trabalho jornalístico.

O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo une-se à Federação Nacional dos Jornalistas, aos Sindicatos de Jornalistas de todo o país e outras entidades que congregam profissionais jornalistas regulares na defesa da profissão e da necessidade da formação universitária para o seu exercício.

Ao mesmo tempo, convoca todos os professores a levantarem, em cada Curso de Jornalismo neste país, a necessária e definitiva reflexão e reivindicação da garantia dos direitos dos jornalistas profissionais e a devida qualificação universitária. Entendemos que somente a formação superior poderá assegurar uma sólida preparação para a atuação dos profissionais jornalistas que tanto valor têm para a sociedade brasileira.

12 de dezembro de 2003

Coordenação do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo

Sandra de Deus

Carmen Pereira

Cristovão Pereira

Gerson Martins

Voltar