CARTA DOS PRESIDENTES DOS CLUBES MILITARES

 

COMUNICADO RESERVAER

19 DE DEZEMBRO DE 2003

CARTA DOS PRESIDENTES DOS CLUBES MILITARES

Os Exmos Srs Presidentes dos Clubes Militares (Naval, Militar e de Aeronáutica) enviaram ao Presidente Lula o seguinte documento:

Ao Exmo Sr Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas - Sr Luis Inácio Lula da Silva

Como Presidentes dos Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica dirigimo-nos a Vossa Excelência para expressar nosso repúdio às palavras proferidas em recente encontro no Clube do Exército, em Brasília.

O Art. 142 da Constituição da República Federativa do Brasil confere a Vossa Excelência a condição de autoridade suprema sob a qual estão subordinadas as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Para nós militares essa autoridade se identifica na pessoa do Comandante Supremo, a quem devemos obediência e preito e do qual esperamos respeito e consideração.

Por isso, em nós causou constrangimento o discurso de Vossa Excelência ao se referir a Generais e Soldados com a seguinte expressão:

"Não adianta ter um bando de General e soldado sem pólvora".

Lembramos a Vossa Excelência que as Forças Armadas, como as define a Constituição Federal, "são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e disciplina".

O vocábulo BANDO ofende, porque tem também vernaculamente a conotação pejorativa e o significado de grupo de pessoas que agem em atividades ilegais ou anti-sociais; quadrilha de malfeitores, condições inaceitáveis para aqueles que integram as Forças Armadas.

A palavra fácil do improviso pode parecer informalidade, mas na realidade, expressa pouca consideração e desrespeito aos oficiais-generais presentes e a todos os militares atentos a este evento, através dos diferentes veículos de comunicação social. O simples gesto de intimidade adquiriu dimensão nacional, como seus auxiliares o perceberam, posto que, na transcrição final do discurso divulgado pelo site oficial da Presidência, a palavra BANDO, foi trocada discretamente pelo termo GRUPO. Mas a deselegância já estava, Sr Comandante Supremo, irremediavelmente feita.

Este fato não deve ser analisado isoladamente, mas num contexto mais amplo, onde se inclui a recepção ao elenco de "O Casseta e Planeta" e a exibição de filme ridicularizador dos militares, sem o menor reparo e que pareceu ter merecido o endosso de Vossa Excelência.

Os Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica, que englobam cerca de 70.000 associados e que tão bem o acolheram em suas instalações, para ouvi-lo como candidato à Presidência da República, não podem assistir estes fatos sem manifestar a Vossa Excelência seu mais profundo desapontamento e indignação.

As FFAA podem estar pobres, desprovidas de recursos, mas são ricas em honra e tradições, das quais não nos despojaremos, legadas que foram por nossos antepassados.

A lealdade ao Presidente da República , Comandante Supremo das Forças Armadas, é que nos estimula e nos leva às presentes colocações.

Temos em mente, por também assim pensar, as próprias e prudentes palavras de Vossa Excelência: "Temos de ter cuidado, cautela, maturidade, pensar antes de falar".

Respeitosamente,

Vice-Almirante Odilon Luis Wollstein

Presidente do Clube Naval

Gen Ex Luiz Gonzaga Schroeder Lessa

Presidente do Clube Militar

Brig Danilo de Paiva Álvares

Presidente do Clube de Aeronáutica

Voltar