EXCELÊNCIA EDUCACIONAL

EXCELÊNCIA EDUCACIONAL

Faustino Vicente*

O Ministério da Educação, lançou o programa - Universidade para todos - que representa a estatização de 25% das vagas existentes nas faculdades particulares do país. A contrapartida poderá ser a isenção de impostos. Serão estabelecidos critérios para a destinação das vagas, cujo objetivo maior é combater a exclusão social.

Inicialmente deverão ser beneficiados 100 mil alunos, com perspectiva de um aumento progressivo ao longo dos anos.

Considerando que educação é tudo, a parceria deverá ser consolidada através dos pontos de convergência entre, as necessidades da população e o interesse dos empresários do setor de ensino. As negociações deverão chegar a bom termo, pois o número de vagas ociosas em muitas faculdades particulares é uma realidade.

O princípio do saber, para todos, é tão importante que podemos encontrá-lo inclusive nos livros sagrados, como por exemplo, na Bíblia - (Provérbios 4-7) - “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria,emprega tudo que possuis na aquisição de entendimento.” Esta é uma das provas que não entramos na era do conhecimento,sempre estivemos nela.

Maximizar o processo de avaliação do ensino é emergencial, pois a imprensa tem divulgado estudos que comprovam a existência de cursos,do básico ao superior, cuja qualidade não atende às atuais exigências do mercado. Do grau de formação da juventude depende o futuro econômico e social do país.

Outro aspecto que merece uma reflexão especial é que adquirir conhecimento técnico é indispensável, porém insuficiente para o sucesso profissional e, muito menos, para que se atinja o único objetivo comum a todo Ser humano – a felicidade.

Mas,o que é Educação? O dicionário Aurélio explica: “educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,visando à melhor integração individual e social.”

Esse significado nos leva a concluir que o saber deve ser democratizado, e globalizado, para que a excelência deixe de ser apenas um objetivo e torne-se um hábito,como filosofava Aristóteles ( 384 – 322 a.C.). Educação, formal e informal, gera oportunidades de trabalho.

Uma das formas para avaliar o nível de aprendizagem é aprimorar as auditorias,através do diagrama dos sete Ms – mercado,mão-de-obra, máquinas,método, materiais,meio ambiente e medição. A revelação dos pontos fracos e dos pontos fortes fornecerá subsídios para a implementação de medidas que consolidem o processo de melhoria contínua. Cabe à faculdade a nobre missão de colocar no mercado de trabalho pessoas com competência técnica, cidadãos dotados de comportamento ético, espírito empreendedor e de responsabilidade social.

Os profissionais da gerência de recursos humanos, de empresas detentoras de alta performance, estão preparados para detectar, além dos fatores acima, outros atributos que possam agregar valor ao novo modelo de gestão. Nas entrevistas os candidatos são questionados sobre a sua trajetória profissional, sua história familiar, como reagem diante de situações desafiadoras e o que pensam sobre os acontecimentos da atualidade. Dinâmica de grupo faz parte do processo seletivo. Elas servem para descobrir lideranças capacitadas a compartilhar conhecimento, se auto-motivarem e se comunicarem, adequadamente, com todos os níveis hierárquicos. Essas são as habilidades especiais que estão fazendo brilhar as novas estrelas das organizações: os arquitetos sociais.

Sendo a inteligência humana a única fonte geradora de riquezas, entendemos que a mais eficaz das estratégias empresariais é investir no Ser humano. Encerramos com a expectativa de que as faculdades consigam conscientizar os alunos de que qualidade de vida, felicidade pessoal e sucesso profissional dependem “da beleza de ser um eterno aprendiz”.

*Consultor de Empresas – e-mail: faustino.vicente@terra.com.br - tel.(011) 4586.7426 - Jundiaí/SP

Voltar