Acorde para o Meio Ambiente

SANTO ANDRÉ É A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO A RECEBER PROJETO CULTURAL-AMBIENTAL "ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE" em 2004

*Apresentação será dia 18 de abril, a partir das 11h, no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique

Acontece no próximo dia 18, a partir das 11h, no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, em Santo André, a primeira edição de 2004 do projeto cultural e conscientização ambiental "Acorde para o Meio Ambiente". Idealizado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, "Acorde para o Meio Ambiente" visa aproximar a população de parques e jardins públicos em áreas urbanas, oferecendo simultaneamente concerto de música erudita com peças conhecidas e atividades paralelas de integração com a natureza.

O concerto de música erudita ficará a cargo da Orquestra Sinfônica de Santo André conduzida por seu maestro titular, o regente Flávio Florence, que apresentará entre outras peças: "Bolero", de Ravel e a Protofonia da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes. A apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André será antecedida pelo GEM - Grupo Experimental de Música criado a partir da oficina de Música e Luteria Experimental ministrada na Escola Municipal de Iniciação Artística de Santo André que executará peças de autoria do próprio grupo interpretadas com fontes sonoras alternativas como plástico, metal e panelas.

"Nosso objetivo não é tornar o parque um palco de apresentações de música erudita. Queremos utilizar esta atração para fazer com que as pessoas se integrem ao espaço. Por este motivo reunimos várias ações paralelas em um mesmo momento", explica Jussara Gontow, diretora da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos. Uma destas ações paralelas é o Espaço Ver De Criança. "Reservamos uma área para o entretenimento infantil acompanhado de uma equipe especializada de monitores. Enquanto os pais apreciam o concerto, as crianças participam de atividades lúdicas, que incluem oficinas de ecologia com material reciclado e jogos voltados à questão ambiental. Desta forma estamos conscientizando as crianças e integrando-as ao meio", explica Jussara.

Outra ação paralela é a presença de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) que apresentam seus projetos. Na edição de Santo André estará presente o Projeto Copaíba, ONG voltada para a conservação e a recuperação do meio ambiente. Jovens do Programa Aprendiz Comgás e integrantes do projeto Pintou Limpeza, da Rádio Eldorado, também estarão realizando atividades durante o evento. Buscando dividir esta ação de responsabilidade social com o público que vai ao Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique será solicitado como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível a ser encaminhado para o Projeto Fome Zero. "Esta doação não é obrigatória. Mas já sabemos por outras edições que as pessoas que vêm ao "Acorde para o Meio Ambiente" sentem satisfação em participar também desta forma: doando alimentos para o Fome Zero", conclui Jussara.

"Acorde para o Meio Ambiente"

Data: 18/04/04

Horário: 11h

Local: Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique - Santo André

Rua Aracanga, altura do nº 198 - Esquina Ibaté

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Santo André

Abertura: GEM - Grupo Experimental de Música

Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Programação musical:

GEM - Grupo Experimental de Música

a.. Zen - com instrumentos de plástico

b.. Da Lata - com instrumentos em metal

c.. Batuque na Cozinha - com panelas

Orquestra Sinfônica de Santo André

Regência: Flávio Florence

Programa

a.. Protofonia da ópera "Il Guarany" - Carlos Gomes (1836-1896)

b.. "Allegro" da sereneta KV 525 - W. Amadeus Mozart (1756-1791)

c.. "Samba" da Suíte Brasileira - Alexandre Levy (1864-1892)

d.. Danças Eslavas op.46 nº.1 em dó maior e op. 46 nº.8 em sol menor - Antonin Dvorak (1841-1904)

e.. "Ponteio" - Cláudio Santoro (1919-1989)

f.. "Andante cantabile" - Tchaikovski (1840-1893)

g.. "Bolero" - Maurice Ravel (1875-1937)

"ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE": o projeto cultural e ambiental "Acorde para o Meio Ambiente" teve início em 2003 com cinco edições - três na cidade de São Paulo, uma em Campinas e uma em Campos do Jordão. Contando com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo Cultural, o projeto foi desenvolvido pela Pró Cultural Marketing Cultural e Eventos com os objetivos de aproximar a população dos parques públicos, integrando-as ao meio e oferecendo música de boa qualidade.

"A nossa intenção está atingindo os objetivos. Buscamos reaproximar dos parques quem já os freqüenta e levar quem nunca foi. Números expressivos como o aumento de visitantes que aconteceu no Jardim Botânico em São Paulo, que saltou de 800 visitantes em um final de semana para seis mil nos finais de semana seguintes ao evento, aponta o êxito do projeto", afirma a diretora da Pró Cultura.

"Acorde para o Meio Ambiente" tem mais quatro edições previstas para 2004: Cubatão (maio), Jardim Botânico em São Paulo (junho), Campinas (julho) e Parque Villa-Lobos em São Paulo (agosto).

PARQUE REGIONAL DA CRIANÇA PALHAÇO ESTREMILIQUE: com seus 66.290 m2 situados na área do Parque Jaçatuba, o Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique leva este nome em homenagem ao artista de circo Tobias Fernandes. Seu projeto de urbanização preservou os recursos naturais existentes. Conta atualmente com pista de Cooper, com um espaço multi-uso coberto, playground e lagos interligados. Entre as atrações estão brinquedos de concreto na forma de animais como Jacaré, Tartaruga e Peixe que fazem a diversão da garotada.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTO ANDRÉ: fundada em 1988, a Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta-se regularmente no Teatro Municipal de Santo André e em várias outras salas de concerto. Com mais de oitenta integrantes, inclui em seu repertório obras de períodos e estilos variados. Mantida pela Prefeitura Municipal de Santo André, a orquestra já realizou apresentações com renomados solistas, como os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Marcelo Bratke; com diversos cantores líricos, como Celine Imbert, Claudia Riccitelli, Rosna Lamosa, Fernando Portari, Sebastião Teixeira, Paulo Szot; além de atuar em outras áreas com atores, como Antônio Fagundes, Caca Carvalho e Sérgio Mamberti, e bailarinos como Ana Botafogo e Fernando Bujones.

FLÁVIO FLORENCE: flautista e regente, é o titular da Orquestra Sinfônica de Santo André desde sua fundação. Inciciou seus estudos musicais na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, prosseguindo-os na Unicamp e no Real Conservatório de Música de Haia (Holanda). Foi regente da Orquestra de Câmara da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas e da Orquestra de Câmara da FAAM. Venceu duas vezes o Concurso Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como convidado tem dirigido as principais orquestras do país. Foi assistente do maestro Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

GEM - GRUPO EXPERIMENTAL DE MÚSICA: criado a partir da oficina de Música e Luteria Experimental ministrada a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística de Santo André coordenada por Fernando Sardo - músico, compositor e pesquisador. Criou em 2003 um único grande instrumento: uma instalação sonora denominada "O Dessintetizador", com o qual realizam uma pesquisa de criação e interpretação musical. Em março deste ano participaram da exposição de instrumentos musicais e esculturas sonoras "O Som da Matéria", dentro do projeto Encontros Contemporâneos realizado pelo Sesc Ipiranga.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: criada em 86, suas atribuições se traduzem em uma tarefa gigantesca: preservar o que resta das áreas verdes que recobrem o Estado, gerenciar 700 quilômetros de litoral, administrar uma centena de unidades de conservação, proteger a fauna ameaçada, cuidar da qualidade do ar, das águas e do solo, promover a educação ambiental, combater processos de erosão, licenciar distritos industriais, fiscalizar desmatamentos, demarcar terras indígenas, avaliar impactos ambientais de novos empreendimentos, estimular o ecoturismo, utilizar os recursos naturais de forma a garantir que as gerações futuras também o possam fazer. Estão sob responsabilidade da Secretaria o Instituto Florestal, a CETESB e o CONSEMA.

PRÓ CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS: há dez anos no mercado, a agência de comunicação, cria e desenvolve projetos culturais, sociais e educacionais.

Especializada no fortalecimento de imagem de marca e produto por meio de planos de marketing cultural, social, ações promocionais e de relacionamento para empresas. Utiliza ferramentas como o marketing cultural, o marketing social e as mais variadas ações personalizadas para potencializar a imagem de empresas, a venda de produtos e o relacionamento com a comunidade interna e externa. Além disso, assessora Institutos e Fundações desde o seu nascimento ( estatuto, missão, etc. ) até o desenvolvimento de formas de auto sustentabilidade. Atende produtores culturais para análise de viabilidade de negócio com ou sem leis de incentivo.

Atua com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda e promoção social, além de especialistas nas áreas tributária, fiscal e contábil.

ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA PROJETO COPAÍBA: organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada na cidade de Socorro - SP em 99 com o objetivo de contribuir para a conservação e a recuperação do meio ambiente. Sua missão é promover a preservação, recuperação e conscientização ambientais, contribuindo assim para a convivência harmônica entre seres humanos e natureza. O Projeto Copaíba mantém o Viveiro Copaíba no qual foram produzidas 12.000 mudas de 40 espécies nativas diferentes em dois anos. Com a implantação do Viveiro Florestal Copaíba, a ONG pretende atingir cem mil mudas de 150 espécies nativas diferentes nos próximos três anos. Desenvolve desde sua criação o Programa VerDe Novo, de recuperação de áreas nativas. Desenvolve atividades eco-educativas que valorizam no cotidiano as relações com o meio ambiente através do Programa Copaíba na Escola.

PRO CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS

www.proculturacomunicacao.com.br

fone: (11) 5096-1124

SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Secretário: José Goldemberg

Fone: (11) 3030-6367

Informações para a imprensa:

Pellini Comunicação

e-mail: pellinicomunicacao@terra.com.br

Priscila Pellini

Fone: (11) 37350044/9092

Cel: (11) 8181-8420

Voltar