EDUCAÇÃO, RALLY DO EMPREGO - Faustino Vicente

EDUCAÇÃO, RALLY DO EMPREGO

Faustino Vicente *

O Ministério da Educação lançou o projeto - universidade para todos - que representa a estatização de determinada percentagem de vagas de faculdades particulares,que poderão ter como contrapartida isenção parcial de impostos.

Serão estabelecidos critérios para a destinação das vagas, cujo objetivo maior é combater a exclusão social.

Inicialmente deverão ser beneficiados 100 mil alunos, com perspectiva de um aumento progressivo ao longo dos próximos anos.

Considerando que educação é tudo, a parceria deverá ser consolidada através dos pontos de convergência entre as necessidades da sociedade, o interesse dos empresários do setor de ensino e a política governamental.

As negociações têm como fator facilitador a constatação de que a ociosidade em muitas faculdades particulares é uma realidade. O princípio do saber, para todos, é tão relevante que podemos encontrá-lo inclusive nos livros sagrados, como por exemplo, na Bíblia - (Provérbios 4-7) - “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria,emprega tudo que possues na aquisição de entendimento.”

Otimizar o processo de avaliação do ensino é emergencial, pois a imprensa tem divulgado estudos que comprovam a existência de cursos, do básico ao superior, cujos índices de qualidade deixam a desejar. O futuro econômico, social e cultural de um povo é dependente do grau de formação da sua juventude.

Outro aspecto que merece uma reflexão especial é que adquirir conhecimento técnico é indispensável,porém insuficiente para o sucesso profissional e, muito menos, para que se atinja o único objetivo comum a todo Ser humano – ser feliz.

Mas, o que é Educação? O dicionário Aurélio explica: “educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,visando a melhor integração individual e social.”

Esse significado nos leva a concluir que o saber deve ser democratizado e universalizado, para que a excelência deixe de ser apenas um objetivo e torne-se um hábito,como filosofava Aristóteles ( 384 – 322 a.C.).

A educação é o mercado que apresenta maior potencial de expansão,principalmente,pelas inovadoras oportunidades de trabalho que representa. Uma das formas para avaliar o nível de aprendizagem é aprimorar o sistema,através do diagrama dos 7Ms – mercado,mão-de-obra, máquinas,método, materiais,meio ambiente e medição.

A revelação dos pontos fracos e dos pontos fortes fornecerá subsídios para a implementação de medidas que consolidem o processo de melhoria contínua.

Cabe à faculdade a nobre missão de colocar no mercado de trabalho cidadãos com competência técnica, conduta ética, espírito empreendedor e responsabilidade social.

Os profissionais de recursos humanos, de empresas detentoras de alta performance, estão preparados para detectar, além dos fatores acima, outros atributos que possam agregar valor ao novo modelo de gestão organizacional.

Nas entrevistas os candidatos são questionados sobre a sua trajetória profissional, sua história familiar, como reagem diante de situações desafiadoras e o que pensam sobre os acontecimentos da atualidade.

Dinâmicas de grupo fazem parte do processo seletivo. Ela objetiva a descoberta de profissionais com capacidade de liderar de forma compartilhada, de motivar equipes e de transformar o relacionamento interpessoal, num fator de vantagem competitiva. Essas são as habilidades complementares à formação das novas estrelas do mercado de trabalho: os “arquitetos sociais”.

Sendo a inteligência humana a única fonte geradora de riquezas entendemos que, investir no Ser humano continua sendo a mais eficaz das estratégias empresariais.

Encerramos com a expectativa de que a juventude se convença de que a qualidade de vida, felicidade pessoal e carreira bem-sucedida,são fatores da mesma equação - “a beleza de ser um eterno aprendiz”.

* Consultor de Empresas – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.(011) 4586.7426 - Jundiaí (Terra da Uva) - SP

Voltar