Cinema comercial para treinamentos profissionais

 abn                                  

                                      ABN: Notícias com credibilidade e qualidade

  Agência Brasileira de Notícias

              Opinião/Artigos

               Editoria de Opinião/Artigos

 

 

06/12/2004 01:58

Cinema comercial para treinamentos profissionais



Theresa Catharina de Góes Campos (theca@abn.com.br), articulista da ABN (www.abn.com.br)e Editora do Notícias Culturais (www.noticiasculturais.com), é jornalista, escritora e professora universitária

BRASÍLIA - Sou regularmente consultada por empresários, palestrantes e professores sobre o uso do cinema comercial em treinamentos. No processo de elaboração dos programas para atividades de motivação e aperfeiçoamento profissional, recorrem a nosso Cineclube dos Educadores ou à nossa Assessoria de Imprensa.

O que é melhor apresentar: filmes tradicionais para cursos ou usar filmes do circuito; e por quê?

Ambos os tipos de filmes são utilíssimos: os primeiros, por serem específicos às necessidades do treinamento; as produções comerciais, porque são mais abrangentes, diversificadas e, vistas por um público maior, oferecem oportunidade para um intercâmbio de opiniões.

Acredito que, mesmo nos dias atuais, as pessoas ainda prestam mais atenção ao que é dito durante o treinamento quando se utiliza textos e outros meios tradicionais.

Quanto aos filmes do circuito de exibição, infelizmente, não despertam o mesmo interesse didático/profissional. Isso porque, essas pessoas não estão motivadas para entender o potencial de conscientização e reflexão da arte cinematográfica.

Têm preconceito, porque ignoram o valor do aprendizado via instrumentos diversos, sobretudo, com materiais não-específicos ou direcionados de forma objetiva, explícita aos treinamentos. Existe a necessidade de serem instruídas previamente sobre o valor do cinema comercial na rotina do aprendizado diário, inclusive nas atividades de lazer, nos momentos de diversão com familiares e amigos.

Mas estou convencida de que o uso dos filmes exibidos nas salas de cinema altera os resultados do treinamento para melhor. Contudo, é preciso que a avaliação não seja bitolada. Ou de forma imediatista. É preciso dar um tempo...

Deveríamos treinar toda uma equipe, quando usamos filmes de cinema: os professores, os instrutores, os alunos, os avaliadores.

Tenho a convicção, ainda, de que alguns seriados de televisão e/ou as novelas podem ser tão produtivos quanto os filmes de cinema, quando utilizados em cursos de treinamento. A escolha do que apresentar no processo de ensino e aprendizado depende, essencialmente, de uma cuidadosa análise prévia no que se refere a seu papel no programa de treinamento.

Sim, tornam-se instrumentos utilíssimos na didática, desde que sejam comentados, analisados em seus valores e anti-valores, transmitidos de forma explícita ou não.

É necessário promover a conscientização dos alunos quanto à importância desses filmes, nas relações profissionais, sociais e afetivas.

“Que tipo de atividade a senhora acredita que deveria preceder ou suceder a uma cena de filme durante um treinamento?” – eis a pergunta mais comum que me fazem.

Dar algumas informações, antes da apresentação do filme, com destaque para os temas, os personagens, as mensagens; o contexto socioeconômico; o motivo da sua inserção no programa de treinamento.

“ O que é mais positivo e o mais negativo no uso de filmes de cinema para fins de treinamento? ”

É muito positivo demonstrar que, no cinema, com a estética e a trilha sonora, e o roteiro, os temas e os personagens, os diálogos do cinema, muito podemos aprender!

De negativo, nada vejo...pois os filmes comerciais, escolhidos por suas qualidades de forma e/ou conteúdo não devem ( e não costumam ) ser utilizados como instrumentos exclusivos do treinamento. Portanto, como atividade única, a apresentação de filmes comerciais não seria indicada.

Afinal, assim como na vida, o processo de aprendizado demanda, também, uma diversidade de instrumentos, exigidos pela complexidade do mundo atual.
 


< Voltar >

Voltar