Doação de livros para bibliotecas de universidades nos países em desenvolvimento


04 de abril de 2005 13:24 HORALOCAL

EDUCAÇÃO; SOCIAL

Doação de livros para bibliotecas de universidades nos países em
desenvolvimento

Elsevier doará 6.700 livros em comemoração aos 425º e 125º aniversários

AMSTERDÃ, 4 de abril /PRNewswire/ -- A Elsevier, editora com liderança mundial em publicações científicas, técnicas e médicas, anunciou hoje que doará livros para 10 bibliotecas de universidades no mundo em desenvolvimento para comemorar o 425º aniversário da Casa de Elzevir e o 125º aniversário da empresa Elsevier moderna.
Em comemoração à sua rica história, a Elsevier lançou o programa global de doação de livros intitulado 'A Book in Your Name' (Um livro em seu nome). Como parte deste programa, cada um dos 6.700 funcionários da Elsevier em todo o mundo foi convidado para escolher uma das 10 bibliotecas em países em desenvolvimento que receberá um livro doado pela Elsevier. Os funcionários da Elsevier idealizaram cada aspecto do programa: desde a seleção das bibliotecas beneficiárias, com a colaboração de um grupo consultor de bibliotecários destacados, até o desenvolvimento da coleção básica para doação das publicações científicas, técnicas e médicas (STM) mais importantes e utilizadas da empresa.
Por meio do programa 'A Book in Your Name', as 10 bibliotecas receberão cerca de 700 livros, com um valor no varejo de aproximadamente US$ 1 milhão. Tony McSean, diretor de Relações com Bibliotecas na Elsevier, declarou: "Muitos de nossos livros-texto e de referência formam a base do ensino da ciência, tecnologia e medicina. Convidar todo o nosso pessoal para selecionar uma biblioteca receptora é um modo maravilhoso de envolvê-los pessoalmente no nosso compromisso comum com as comunidades científica, tecnológica e médica nos países mais necessitados. O programa comprova nitidamente que bons livros são um elemento essencial na formação da capacitação: possuem um valor inestimável para futuros cientistas, engenheiros e profissionais da área de saúde. Em termos práticos, o programa fará toda a diferença em algumas bibliotecas com poucos recursos".
O professor Lenny Rhine, das Bibliotecas de Ciências de Saúde na Universidade da Flórida, um dos especialistas que aconselham a Elsevier na seleção de bibliotecas, comentou o programa, "Esta doação representará uma adição fantástica às coleções específicas destas bibliotecas. É bom saber que estes livros serão muito utilizados assim que ocuparem as prateleiras - o corpo docente e os alunos começarão logo a utilizar estes novos recursos".
As 10 bibliotecas beneficiárias situam-se na África, América do Sul e Ásia. Estão incluídas a Biblioteca de Ciências da Universidade de Serra Leoa; a Biblioteca da Faculdade de Ciências de Saúde Muhimbili da Universidade de Dar es Salaam, Tanzânia; a biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Malawi; e as bibliotecas da Universidade de Zâmbia, Universitex(3) du Mali, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique; Universidade Makerere, Uganda; Universidade San Francisco de Quito, Equador; Universidade Francisco Marroquin, Guatemala; e o Centro Nacional para Informação Científica e Tecnológica (NACESTI), Vietnã.
"Há tempos nossa universidade enfrenta falta de materiais de referência e leitura", disse o Dr. Alli Mcharazo, bibliotecário-chefe da Faculdade de Ciências de Saúde na Universidade Muhimbili (MUCHS), Universidade de Dar es Salaam na Tanzânia. "Estou muito feliz com a doação da Elsevier de livros médicos e de saúde para a nossa biblioteca".
Cada biblioteca receptora receberá uma coleção básica dos livros que representam os títulos essenciais da Elsevier. Os títulos, que estão entre as publicações atuais mais famosas e influentes da Elsevier, incluem livros-texto e de referência básicos em disciplinas como medicina, enfermagem, campos ligados à saúde, ciências da vida, ciência da terra, agricultura e outros. Exemplos específicos incluem Anatomia, de Gray, Dicionário Médico Ilustrado, de Dorland, Fisiologia Médica Essencial, Fundamentos de Medicina, de Cecil, Livro de Medicina, de Mosby, Dicionário de Enfermagem e Assuntos de Saúde, O Livro da Vacina, Fundamentos de Neurociência, e o Livro-texto para Parteiras, de Myles, entre muitos outros.
A Elsevier deu outras contribuições importantes para assegurar que as universidades em países emergentes tenham acesso a pesquisas revistas por profissionais das áreas. Por meio do HINARI (Health InterNetwork Access to Research Initiative - Acesso entre redes de saúde para iniciativas de pesquisa), um programa da Organização Mundial de Saúde das Nações Unidas, a Elsevier proporciona livre acesso a jornais especializados de pesquisa na área de saúde a instituições nos países em desenvolvimento. Do mesmo modo, com AGORA (Access to Global Online Research in Agriculture - Acesso à pesquisa mundial on-line sobre agricultura), oferecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a Elsevier oferece o acesso gratuito a informações científicas para os alunos, pesquisadores e acadêmicos nos países em desenvolvimento.
Leia mais sobre a Elsevier, seu aniversário e o programa 'A Book in Your Name' em http://www.elsevier.com/425-125.

Sobre a Elsevier
A Elsevier é uma editora líder mundial em produtos e serviços de informação na área científica, técnica e médica. Trabalhando em conjunto com as comunidades globais de ciência e saúde, os 7.000 funcionários da Elsevier em 74 escritórios em todo o mundo publicam mais de 1.800 jornais especializados e 2.200 livros novos por ano, além de oferecer um conjunto de produtos eletrônicos inovadores, como ScienceDirect, MD Consult, Scopus, bancos de dados bibliográficos e trabalhos de referência on-line.

A Elsevier é uma empresa global com sede em Amsterdã, Países Baixos, e tem escritórios em todo o mundo. A Elsevier faz parte do Reed Elsevier Group plc, uma editora e provedora de informação com liderança mundial. Com atuação nos setores científico e médico, jurídico, educacional e 'business-to-business', a Reed Elsevier fornece soluções de informação flexíveis e de alta qualidade para usuários, com ênfase cada vez maior na Internet como método de entrega. Os símbolos da Reed Elsevier no mercado de ações são REN (Euronext Amsterdã), REL (Bolsa de Valores de Londres), RUK e ENL (Bolsa de Valores de Nova York). Como uma das empresas mais importantes de mídia no mundo, a Reed Elsevier acredita em estabelecer valores e padrões para todas as nossas operações e aferir o nosso desempenho em relação aos mesmos. Visite http://www.reedelsevier.com para conhecer melhor o nosso programa de Responsabilidade Social Corporativa.

FONTE Elsevier B.V.
04/04/2005
CONTATO: Marike Westra, +31-20-485-2736, ou
marike.westra@elsevier.com, ou Karlyn Messinger, +1-215-238-2216, ou
k.messinger@elsevier.com, ambas da Elsevier B.V.
Website: http://www.reedelsevier.com
http://www.elsevier.com/425-125


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA EDITORIAL
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ELSEVIER B.V.

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

Voltar