"Você é especial" programa para os portadores de deficiência

 

A Rádio Senado estréia o programa "Você é Especial" com temas ligados aos portadores de deficiência.

A Rádio Senado estréia o programa Você é Especial. O programa, exibido às 8h da manhã, aborda temas relacionados aos portadores de necessidades especiais e faz parte das ações que o Senado Federal realiza para a inclusão desse segmento na sociedade. Além da divulgação pela Rádio Senado FM, todos os sábados, às 8h da manhã, na freqüência de 91,7 mhz, o Você é Especial vai estar disponível na íntegra pela internet, no endereço www.senado.gov.br/radio. É nessa página, ainda, que as cerca de 300 emissoras conveniadas de todo o país podem copiar o programa para retransmissão. O programa é destinado tanto aos portadores quanto aos não portadores de deficiência. O objetivo é o de estimular o exercício da cidadania, esclarecendo os direitos dos deficientes, enfatizando a importância do respeito às diferenças e discutindo temas como educação, saúde, lazer, mercado de trabalho. 

No programa de estréia, o Você é Especial aborda a educação inclusiva, um modelo de ensino em expansão, que prevê a inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas escolas de ensino regular. O programa mescla radiodramaturgia e jornalismo, com a participação do senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da Subcomissão da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, e da professora Eneida Costa Nogueira de Sá, diretora de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A série de programas Você é Especial também vai mostrar as iniciativas do Senado Federal voltadas para a inclusão do deficiente na sociedade. A criação da Subcomissão Temporária das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, que reuniu as matérias sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional, e a discussão do Estatuto da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais são duas importantes ações legislativas da Casa. Mas a responsabilidade do Senado Federal vai além da atividade legislativa. Depois de promover a edição de inúmeras publicações em braile, como a Constituição Brasileira, o Senado pretende, agora, oferecer acesso à Ordem do Dia aos deficientes visuais. A ação está prevista no convênio assinado no início de outubro pelo presidente José Sarney com o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (IBDD). 

O mesmo convênio prevê a contratação de estagiários portadores de deficiência, iniciativa que se soma à lei já existente, que determina a reserva de vagas para esse segmento em concursos públicos. E para dar acesso às suas instalações não apenas aos funcionários da Casa, como a toda a sociedade, o Senado está providenciando estudos que visam adequar seu espaço físico às necessidades dos portadores de deficiência. O Você é Especial vem ampliar a ação do Senado, por meio de um esforço de comunicação, no trabalho de dar cidadania a todos os brasileiros.

O PROGRAMA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, NA ÍNTEGRA, EM

www.senado.gov.br/radio, na parte referente a destaques da Rádio Senado.

Voltar