Jornal da Mostra nº 221 - "GERAÇÃO ROUBADA" FUSTIGA MEMÓRIA DOLOROSA - 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

     

"GERAÇÃO ROUBADA" FUSTIGA MEMÓRIA DOLOROSA
Mostra 2003

O filme "Geração Roubada", do australiano Phillip Noyce, será exibido no dia 23, às 22h10, em sessão extra no Unibanco Arteplex, seguida de debate como o diretor.

O seqüestro de milhares de meninas aborígines pelo governo, entre 1880 e 1960, é o segredo mais vergonhoso da história da Austrália, que ainda incomoda muitos setores da sociedade. "Geração Roubada", de Phillip Noyce, escancara corajosamente o drama dessas vítimas, levadas de suas famílias, escravizadas e obrigadas a ter filhos com homens brancos para branquear a população.

Em entrevista coletiva realizada no dia 21, no Unibanco Arteplex, Noyce revelou os caminhos que o levaram a contar a história de Molly Craig, arrancada de sua mãe aos 14 anos, junto com a irmã e a prima.

 

O cineasta Phillip Noyce: "O que aconteceu na Austrália foi um autêntico genocídio"


 
O drama foi contado em livro por Doris Pilkington, filha de Molly. "Depois de ler o livro, a única coisa em que pensava era nas três meninas", conta o diretor, que deixou de lado o projeto de "A soma de todos os medos" ("The sum of all fears") para se dedicar a "Geração Roubada". Apesar da aridez do tema, o filme foi o segundo mais visto na Austrália no ano passado. "É importante discutirmos o genocídio do povo aborígine. Somente assim poderemos curar a ferida". O filme anterior de Noyce, "O Americano Tranqüilo", é considerado por muitos o melhor filme da lista do último Oscar.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar