I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão aborda o tratamento antitabagismo e sua contribuição na luta contra o câncer de pulmão (Guarujá-SP)

 

LALCa 2004, que acontece em março, no Guarujá, terá o fórum especial Mecanismo de Dependência do Tabaco, Políticas Antitabagismo e de Controle na Emissão de Carcinógenos Ambientais em Países da América Latina

Guarujá será sede de um dos mais importantes eventos mundiais de saúde: a I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão - LALCa 2004 -, que acontece entre os dias 18 e 21 de março de 2004. O encontro reunirá alguns dos nomes internacionalmente mais respeitados nas áreas de oncologia, cancerologia, biologia molecular, farmacogenética, pneumologia, cirurgia torácica e especialidades correlatas. Serão abordados aspectos que vão desde os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão até a sua prevenção e programas de educação antitabagista.

O Fórum Mecanismos de Dependência do Tabaco, Políticas Antitabagismo e de Controle na Emissão de Carcinógenos Ambientais em Países da América Latina, além de abordar todos esses assuntos, discutirá também os medicamentos e formas de tratamento usados para combater o vício. "O problema do câncer de pulmão está em evidência por ser uma das principais causas de morte no mundo. E o principal fator de risco é o tabagismo", ressalta o oncologista Antônio Pedro Mirra, coordenador do Registro de Câncer de São Paulo do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Combater o câncer de pulmão significa atingir diretamente o vício do cigarro. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, um terço da população adulta fuma. Dos fumantes, 90% se viciam entre os 5 e os 19 anos de idade. O elemento mais importante para reverter essa situação é trabalhar na educação das crianças, adolescentes e jovens quanto aos males causados pelo cigarro e incentivar a mudança de hábitos, de maneira a promover melhoria na qualidade de vida.

Além da educação pró-saúde, serão tratados os fatores que levam um indivíduo a se viciar em nicotina, o princípio ativo responsável por causar a dependência. Antônio Pedro Mirra argumenta que no fórum "esse aspecto será enfocado desde a influência da substância no feto até a vida adulta, e a interferência do tabagismo no surgimento do câncer de pulmão, entre outros tumores".

Quanto às formas de se livrar do vício, durante o evento estarão em debate as substâncias e apresentações - como adesivos, gomas e medicamentos (bloqueadores dos receptores de nicotina, bloqueadores dos sintomas de abstinência e antidepressores) - mais apropriadas para tratar a dependência. "Nesse enfoque, é importante lembrar que não apenas a questão orgânica da dependência deve ser abordada, mas também a parte psíquica, essencial para lidar com vício e atacá-lo", explica Mirra.

No âmbito das políticas antitabagistas, o Brasil ocupa lugar de destaque entre os países latino-americanos. "O Ministério da Saúde vem adotando um programa de combate ao tabagismo desde 1985, o que proporcionou, de lá para cá, uma redução de 32% no consumo per capita", diz Mirra. Um dos principais pontos desse programa visa o público formado por crianças, adolescentes e jovens, que constituem as faixas etárias mais sensíveis aos estímulos da propaganda da indústria de tabaco.

Ainda no fórum, será apresentada a discussão em torno dos males que alguns poluentes presentes no ar causam à saúde e ao meio ambiente. Um dos principais vilões é o ozônio. "Constatou-se que em 12 distritos paulistanos com maior incidência de cânceres como de laringe e pulmão, há grande concentração de ozônio".

A I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão - LALCa 2004 - é uma oportunidade ímpar de atualização e troca de experiências em câncer de pulmão. O que se espera é poder mudar o atual quadro de incidência desse tipo de tumor na América Latina, reeducando a sociedade e desenvolvendo mecanismos de combate que contribuam para a diminuição de casos da doença, com destaque para o não fumar. "Associações e entidades médicas como a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina têm a constante preocupação de incluir o tabagismo nos debates científicos, para que os médicos passem a constituir os programas antitabagistas. Esse fórum vai ao encontro dessas expectativas", finaliza Antônio Pedro Mirra.

O LALCa 2004 é organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), com o apoio do South American Office for Anticancer Drug Development (SOAD), Federación Latino Americana de Sociedades de Cancer (FLASCA), Escola de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp - Botucatu), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). A American Society of Clinical Oncology (ASCO) e a International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) são as mentoras co-patrocinadoras do evento, o qual tem sido promovido regularmente por essas duas instituições em várias outras regiões do mundo.

I Conferência Latino-Americana de Câncer de Pulmão - LALCa 2004

Local: Casa Grande Hotel, Guarujá, SP

Informações sobre inscrição: (11) 3849-8236 ou 3849-0379

www.meetingeventos.com.br

Informações Adicionais à Imprensa

Acontece Comunicação e Notícias

Tels.: (11) 3871-2331 * 3873-6083 * 3865-4657

Chico Damaso, Priscila Lobregatte e Mariana Brambilla

Voltar