Conto musical "Pedro e o Lobo", de Prokofiev, em São Paulo

 

CONTO MUSICAL "PEDRO E O LOBO", de Prokofiev, em São Paulo.

O espetáculo "Pedro e o Lobo", um conto musical para crianças composto pelo russo Serge Prokofiev em 1936, fez sua estréia no Teatro Folha, dia 03 de janeiro de 2004, com o Grupo IMAGO, especializado em teatro de animação com luz negra.

O objetivo de Prokofiev ao compor esta obra era tornar acessível às crianças os principais instrumentos e sons de uma orquestra sinfônica. Baseado em um antigo conto russo, o compositor concedeu a cada personagem do espetáculo, manipulados por oito atores, uma personalidade sonora diferente. O passarinho, por exemplo, é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pelos tímpanos; o avô pelo fagote, e, o Pedro, pelas cordas.

Na história há também a presença de um narrador que comenta a entrada de cada instrumento e a característica que os liga aos personagens. O enredo de "Pedro e o Lobo" já é conhecido do público brasileiro, que contou, inclusive, com a narração de Roberto Carlos, nos anos 60, em um disco gravado pela RCA.

SOBRE A IMAGO CIA. DE ANIMAÇÃO

Em 1997, Fernando Anhê iniciou seu laboratório de Teatro Negro de Formas Animadas. A partir da busca da expressividade de técnicas de manipulação e uso de materiais, surgiu o espetáculo ESPIAS (1997). A IMAGO CIA. DE ANIMAÇÃO foi criada dois anos depois, por Fernando, com o espetáculo IMAGO, também de sua autoria e direção.

Com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, o grupo se apresenta nos espetáculos: DOIS (2000 - Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Guaíra), SHÉHÉRAZADE (2001 - Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Guaíra) e na ópera "JOÃO E MARIA" de Humperdinck - Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com grande sucesso de público e crítica. Em outubro de 2003, foi a vez do IMAGO colher o aplauso entusiasmado do público presente ao espetáculo O PÁSSARO DE FOGO / CHUBB IN CONCERT no Teatro Alfa. A Imago Cia. de Animação também atuou no espetáculo A MÃO , de Fernando Anhê e Jamil Maluf (2001 - Centro Cultural São Paulo e Festival de Teatro de Curitiba, mostra oficial).

Recebeu inúmeros prêmios com os espetáculos: A MÃO (2001) - Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Para Crianças; Prêmio PANAMCO Categoria Especial (Fernando Anhê); Prêmio PANAMCO de Melhor Trilha Sonora (Fernando Anhê e Jamil Maluf) e indicação para o Prêmio PANAMCO de Melhor Cenografia (Fernando Anhê) e Melhor Produção (Fernando Anhê e Jamil Maluf); IMAGO (1999) - Prêmio APCA de Melhor Trilha Sonora (Jamil Maluf) e indicação para os prêmios Coca-Cola de Melhor Cenografia (Fernando Anhê), Categoria Especial (Fernando Anhê), Produção (Fernando Anhê e Jamil Maluf) e Melhor Iluminação (Fernando Anhê). ESPIAS (1997), - Prêmio Mambembe de Melhor Cenografia (Fernando Anhê e Marcelo Escanuela).

Em 2003 o grupo Imago participou da Ópera "A FLAUTA MÁGICA" de Mozart, com direção de Cleber Papa, no Theatro da Paz (Festival de Ópera de Belém).

SERVIÇO

Local: Teatro Folha

Estréia: 03 de janeiro de 2004

Temporada: até 29 de fevereiro de 2004

Horário: Sábados e Domingos às 17h30

Duração: 50 min.

Ingressos: R$18

Viviane Lessa - Assessoria de Comunicação.

www.teatrofolha.com.br

Voltar