Não-proliferação não é suficiente, é necessário a abolição das armas nucleares: Presidente da SGI divulga proposta anual de paz

 

TÓQUIO, 26 de janeiro /PRNewswire/ -- Na sua proposta anual de paz divulgada hoje, o Presidente da SGI (Soka Gakkai International) Daisaku Ikeda renovou o seu pedido para a abolição das armas nucleares. Observando a crescente ameaça das armas de destruição em massa, Ikeda pede a mudança de um paradigma: ao invés de somente pararmos com as armas nucleares, temos que fazer de tudo para eliminá-las totalmente.

Dando as boas-vindas ao progresso alcançado na realização de discussões com vários interessados sobre a ameaça causada pelo programa de armas nucleares da Coréia do Norte, Ikeda urge que o processo de diálogo seja fortalecido e desenvolvido através de um fórum regional de criação da paz e da confiança. Como um objetivo eventual deste trabalho, Ikeda propõe a criação de uma zona sem armas nucleares no Nordeste da Ásia. Ikeda cita as palavras de Josei Toda (1900-1958), segundo presidente da Soka Gakkai, que disse que as armas nucleares são uma ameaça inaceitável para o direito que a humanidade tem de existir. Do ponto de vista espiritual, as armas nucleares e outras armas de destruição em massa são uma manifestação da tendência destrutiva fundamental de toda a humanidade: a necessidade de controlar as pessoas e fazer com que elas façam o que queremos. Neste sentido, o desarmamento nuclear exige um realinhamento fundamental dos valores e uma observação dos indivíduos.

Como um passo concreto, Ikeda pede a imediata ratificação e implementação do 1996 Comprehensive Test Ban Treaty (CTBT - Tratado da Proibição de Teste Compreensivo). Ele também pede que os países que possuam armas nucleares prometam para os países que não possuam tais armas que nunca irão usar as armas nucleares contra eles - a chamada garantia de segurança negativa. Da mesma forma, ele lembra que os países com armas nucleares têm a obrigação, de acordo com o Nuclear Non-Proliferation Treaty (NPT - Tratado e Não Proliferação de Armas Nucleares), de buscar o desarmamento nuclear "de boa fé".

O desafio fundamental da sociedade internacional é de trazer segurança para a humanidade e de criar uma medida concreta que aprimore este objetivo, por isso Ikeda pede a criação de um fundo global para a educação primária e para trabalhos especiais de expansão das oportunidades educacionais das mulheres que representam dois terços da população analfabeta do mundo. Ikeda também enfatizou que, como uma organização representativa mais universal do mundo voltada para a sociedade civil global, a ONU tem que ser apoiada e poder ter um papel central para poder enfrentar os desafios atuais. Desde 1983, Daisaku Ikeda, presidente da associação budista leiga Soka Gakkai International (SGI), tem feitos propostas anuais de paz e de segurança da humanidade. Estas propostas foram publicadas no dia 26 de janeiro, em comemoração da fundação da SGI em 1975.

FONTE Soka Gakkai International

26/01/2004

CONTATO: Andrew Gebert, Escritório de Informação Pública da Soka Gakkai International, +090-4455-1990, ou fax, +03-5360-9885 Web site: http://www.sgi.org

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA

CORAL GABLES - MIAMI-US

CONTATOS: USA-MARY D'LEON

BRASIL-NÉLIA GARCIA

TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461

FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469

E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ

PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: SOCIAL

PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: SOKA GAKKAI INTERNATIONAL

======================================================================

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

======================================================================

Voltar