Perguntas e respostas por Theresa Catharina - 1a. parte
3/8/2003 08:15:53
Theresa Catharina de Góes Campos
, articulista, jornalista, escritora e professora universitária

Homens e mulheres podem ter câncer de cólon e reto (também chamado de colo-retal).

Como resultado do trabalho de pesquisadores, esse câncer demonstra ser menos letal, matando menos e permitindo uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

Para tomar decisões fundamentadas nas informações necessárias, é preciso que o paciente converse com seu médico. Prepara-se para a consulta, anote as suas dúvidas e perguntas; depois, faça anotações das respostas; se preferir, pergunte se pode usar um gravador. Algumas pessoas preferem ir acompanhadas por um membro da família ou amigo. Eles também podem fazer anotações, tomar parte na conversa ou, simplesmente, ouvir.

O cólon e o reto são partes do sistema digestivo, que retira nutrientes dos alimentos e guarda o que vai ser, depois, eliminado pelo corpo. Cólon e reto formam o chamado intestino grosso, um tubo longo e musculoso. O cólon fica no início do tubo.

O câncer que começa no cólon chama-se câncer de cólon; iniciando-se no reto, câncer do reto. Câncer colo-retal refere-se ao câncer tanto do cólon quanto do reto.

Quais são as causas do câncer colo-retal?
As causas exatas ainda não foram determinadas.

Qual a idade em que mais comumente as pessoas podem vir a ter câncer de cólon e reto?
Geralmente, acima dos 50 anos.

TUMORES

Como o câncer se desenvolve no corpo humano?
Sendo a unidade básica da vida, para que o corpo funcione normalmente os diversos tipos de células crescem, se dividem e produzem mais células, de acordo com as necessidades.

Os tumores – que podem ser benignos ou malignos – aparecem quando as células continuam se dividindo, mesmo que isso não seja necessário. Portanto, tais células extras provocam crescimentos ou tumores.

O aparecimento de tumores é câncer?
Nem sempre. Os tumores benignos não são câncer. Em sua maioria, podem ser retirados, não voltam e raramente constituem uma ameaça à vida. As células nos tumores benignos não se espalham para outras partes do corpo.

Por outro lado, os tumores malignos são câncer. As células anormais desses tumores se dividem sem ordem ou controle; podem invadir e destruir o tecido à sua volta; afastando-se do tumor, podem entrar no fluxo sangüíneo ou no sistema linfático (os tecidos e órgãos que produzem e armazenam células que combatem infecções e doenças). Esse processo de difusão do câncer, espalhando-se a partir do tumor original ( primário ) para formar novos tumores (secundários) em outras partes do corpo, é chamado metástese.

OS RISCOS DE CÂNCER

Que pessoas têm mais probabilidade de desenvolver câncer colo-retal?


Os fatores de risco associados a esse tipo de câncer são: idade, dieta, pólipos, antecedentes pessoais, familiares e colite de úlcera.

Câncer colo-retal ocorre com mais freqüência quando as pessoas vão ficando mais velhas, sendo mais comum em homens e mulheres com mais de 50 anos. Entretanto, também pode atingir os mais jovens – até mesmo, em casos raros, adolescentes.

Dietas com elevados níveis de gordura e calorias e baixo consumo de alimentos ricos em fibras parecem ter influência no desenvolvimento do câncer do cólon e do reto.

Comuns em pessoas com mais de 50 anos, os pólipos são crescimentos benignos na parede interna do cólon e do reto. Alguns tipos aumentam os riscos do desenvolvimento de câncer colo-retal. Uma condição rara, por exemplo, chamada de polipose familiar, leva centenas de pólipos a se formarem no cólon e no reto, órgãos onde o câncer surgirá gradualmente, se não houver tratamento da polipose.

Mulheres com um histórico de câncer do ovário, útero ou seio têm mais probabilidade de desenvolverem câncer colo-retal. E ainda: os que já tiveram câncer colo-retal, podem voltar a sofrer uma segunda vez desse tipo de câncer.

Os parentes em primeiro grau (pais, irmãos, filhos) de uma pessoa que desenvolveu câncer colo-retal estão sob maiores riscos para sofrer do mesmo mal, sobretudo se o parente teve câncer na juventude. Se muitos familiares desenvolveram câncer colo-retal, as probabilidades aumentam.

Se uma pessoa tem um ou mais desses fatores de risco, o câncer ocorrerá?
Não necessariamente, entretanto, como as probabilidades são maiores, aconselha-se consultar um médico sobre esses fatores de risco. O médico poderá sugerir alguns meios de reduzir essas probabilidades, além de planejar um cronograma para exames.

Quais são os meios para reduzir os riscos de câncer do cólon e do reto?
Diagnóstico precoce e a retirada de pólipos; parar de fumar; uso de suplementos na dieta, assim como de aspirina ou remédios similares; redução do consumo de álcool e aumento de atividades físicas; uma dieta com baixos índices de gordura e muita fibra – são medidas que podem ajudar na prevenção, segundo os pesquisadores.

Estudos também indicaram que a ocorrência de mudanças em alguns genes (unidades básicas da hereditariedade ) aumentam os riscos do câncer colo-retal. Daí se aconselhar que os membros de famílias com vários casos desse tipo de câncer consultem um especialista em genética, para discutirem a possibilidade de um exame de sangue específico, que identificaria mudança genética com potencial de aumentar a probabilidade de desenvolvimento do câncer colo-retal. A mudança genética não significa a certeza do câncer, no entanto, sugere-se uma consulta a seu médico sobre como prevenir ou diagnosticar precocemente a doença.

DIAGNÓSTICO PRECOCE
Quando alguém se identifica entre aqueles que têm qualquer um dos fatores de risco, deve perguntar a seu médico sobre: quando começar a fazer exames para o diagnóstico de câncer de cólon e de reto; que exames são esses; e com que freqüência precisam ser realizados.

Mesmo que a pessoa não apresente sintomas, o médico poderá sugerir um ou mais testes, usados para detectar pólipos, câncer ou outras anormalidades.

O médico também poderá dizer ao paciente se os exames são dolorosos e quando os resultados serão conhecidos, após a sua realização.

- Exame fecal para detectar presença de sangue oculto (FOBT). Às vezes, o câncer ou pólipo podem sangrar . Este exame de fezes detecta pequenos sangramentos.
- Sigmoidoscopia é um exame do reto e do baixo cólon (cólon sigmoid), por meio de instrumento com luz chamado sigmoidoscópio.
- Colonoscopia – exame do reto e de todo o cólon, usando-se instrumento com luz chamado colonoscópio.
- Um enema de bário com duplo contraste (DCBE) é uma série de raios-x do cólon e do reto. Dá-se um enema ao paciente com uma solução que contém bário, permitindo ver-se o cólon e o reto nos raios-x.
- Um exame digital do reto (DRE) é realizado pelo médico, que usa uma luva lubrificada, para colocar um dos dedos no reto e verificar a existência de anormalidades.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER COLO-RETAL


Quais os indícios e sintomas de câncer no cólon e no reto?
São vários...e um médico deve ser consultado, porque podem ser causados por câncer ou outras doenças.

- Mudança no funcionamento dos intestinos (isto é, nos hábitos de defecar).
- Diarréia, prisão de ventre, ou sensação de que ainda há fezes para sair.
- Sangue nas fezes (sangue vermelho brilhante ou muito escuro).
- Fezes mais finas (estreitas ) do que de costume.
- Desconforto abdominal em geral ( gases doloridos com freqüência, inchação, sensação de estar com o estômago muito cheio, e/ou câimbras).
- Perda de peso sem razão aparente.
- Cansaço constante.
- Vômitos.

Quando o paciente relata ao médico esses problemas, o doutor avalia o histórico médico da pessoa, além de fazer um exame físico. O doutor também pode solicitar um ou mais exames:

- raios-x do intestino grosso, como o DCBE, visando a detectar pólipos ou outras mudanças;
- uma sigmoidoscopia permite ao médico observar o interior do reto e o baixo cólon e retirar pólipos ou outros tecidos anormais a serem examinados com um microscópio;
- uma colonoscopia permite ao médico examinar o interior do reto e o cólon por inteiro e fazer a retirada de pólipos ou outros tecidos anormais para serem observados sob o microscópio;
- uma polipectomia é a retirada de um pólipo durante uma sigmoidoscopia ou colonoscopia;
- uma biópsia é a retirada de amostra de tecido para ser examinada sob um microscópio por um patologista visando fazer um diagnóstico.

QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS DO CÂNCER COLO-RETAL?

Com o diagnóstico de câncer, o médico vai determinar, ainda, o estágio (estádio) ou a extensão da doença, procedendo a um exame cuidadoso para verificar se o câncer se espalhou (e para que partes do corpo) ou não. Mais exames podem ser solicitados, para auxiliarem na determinação do estágio e, posteriormente, ajudarem o médico a planejar o tratamento.

- Estágio 0 – o câncer está no começo, sendo encontrado apenas no revestimento interno do cólon ou do reto.
- Estágio I - o câncer envolve mais do que a parede interna do cólon ou do reto.
- Estágio II – o câncer espalhou-se para fora do cólon ou do reto, atingindo tecidos próximos, mas não chegou aos nódulos linfáticos. ( Nódulos linfáticos são pequenas estruturas na forma de feijão que fazem parte do sistema imunológico do corpo humano.)
- Estágio III – o câncer espalhou-se para os nódulos linfáticos próximos, mas não para outras partes do corpo.
- Estágio IV – o câncer espalhou-se para outras partes do corpo. É tendência do câncer colo-retal se espalhar para o fígado e/ou para os pulmões.
- Recorrente (recidivo) – o câncer voltou a ocorrer, após o tratamento, podendo isso acontecer no cólon ou reto ou em outra parte do corpo.

QUAL O TRATAMENTO PARA O CÂNCER COLO-RETAL?

Vai depender do tamanho, da localização e da extensão do tumor, assim como do estado de saúde do paciente. E vai ser realizado, geralmente, por uma equipe de especialistas: gastroenterologista, cirurgião, oncologista e radiologista-oncologista. Há vários tipos de tratamento para o câncer colo-retal. Às vezes, a decisão é usar uma combinação dos diferentes tratamentos.

Pergunte a seu médico: o que acontecerá se eu não tiver o tratamento aconselhado para mim? Precisarei me internar no hospital para receber esse tratamento? Por quanto tempo?

Qual a mudança que ocorrerá em minhas atividades normais, durante o tratamento?

Após o tratamento, qual será a freqüência dos exames de acompanhamento?

Que tipos de cuidado deverei ter?

Os efeitos colaterais dos tratamentos de câncer variam de acordo com o paciente e o tipo de tratamento. Esses efeitos são, em sua maioria, temporários. Sobre os possíveis efeitos colaterais, os pacientes devem perguntar a médicos e enfermeiros, sem deixar de relatar ao médico a ocorrência dos mais graves. Meios de auxiliar o paciente quanto aos efeitos colaterais, durante e depois do tratamento, podem ser sugeridos pelos médicos.

Theresa Catharina é articulista do 180graus.com

Voltar