'Resultados incríveis' conquistados nos trabalhos de eliminação do tracoma cegante no mundo em desenvolvimento

 

BN003644 12 de novembro de 2003 09:08 HORALOCAL

CIÊNCIA

Pfizer se compromete a aumentar os tratamentos de oito milhões para 135 milhões nos próximos cinco anos, uma expansão de 15 vezes

Em Marrocos, 90% da redução da doença nas crianças; Objetivo de eliminar o tracoma até o final de 2005 agora parece possível

'Agora podemos ter a esperança por algo que era inconcebível há poucos anos atrás'

NOVA YORK, 12 de novembro /PRNewswire/ -- Os esforços globais de eliminação de uma infecção comum do olho que causa a cegueira no mundo em desenvolvimento está demonstrando "resultados dramáticos", incluindo a redução das infecções agudas nas crianças em até 50% em algumas áreas do programa. O objetivo de eliminação completa do tracoma cegante, a principal causa mundial de cegueira que pode ser prevenida, "agora parece ser possível" até 2020, uma data estabelecida pela World Health Organization (WHO -- Organização Mundial da Saúde), de acordo com os resultados publicados na edição de novembro do The Lancet Infectious Diseases. O tracoma tem sido uma praga para a saúde pública desde os tempos antigos e atualmente prevalece nas áreas mais pobres da África, Ásia e América Latina, onde a água limpa e o saneamento são escassos.

Os resultados se concentram na International Trachoma Initiative (ITI -- Iniciativa de Tracoma Internacional), que está comemorando o seu quinto aniversário e expandindo a sua luta contra a doença. Sob a direção da ITI -- uma parceria entre a Pfizer, a Edna McConnell Clark Foundation e organizações nacionais governamentais e não governamentais -- os programas de tracoma estão em andamento em nove países, incluindo Marrocos, Gana, Mali, Tanzânia, Vietnã, Sudão, Níger, Nepal e Etiópia.

"Estamos vencendo a luta contra a cegueira causada pelo tracoma porque temos uma estratégia extraordinária e parcerias eficazes nos países dos nossos programas", disse o Dr. Jacob Kumaresan, presidente da ITI. "Com o aproveitamento do momento das nossas conquistas até hoje, estamos ampliando a abrangência dos programas de tracoma já estabelecidos e iremos lançar programas em pelo menos 10 novos países".

Como parte da expansão, a Pfizer espera doar 135 milhões mais de tratamentos com Zithromax(R), um antibiótico conhecido que é altamente eficiente contra o tracoma, além dos oito milhões de tratamentos que foram administrados nos últimos cinco anos -- uma expansão de 15 vezes. Também nos últimos cinco anos, foram realizadas mais de 70.000 cirurgias para parar com os danos da córnea e prevenir a cegueira. "O tracoma tem sido um dos problemas de saúde pública mais desafiadores da raça humana há séculos", disse Hank McKinnell, presidente da diretoria e CEO da Pfizer. "Baseado no progresso alcançado até hoje, agora podemos realisticamente esperar algo que era inconcebível até a somente alguns anos atrás, que, dentro de 20 anos poderemos garantir que em nenhum lugar do mundo ninguém fique cego pelo tracoma mais uma vez".

No Marrocos, o primeiro país a implementar a estratégia de eliminação do tracoma da ITI, temos tido 90% de redução na ocorrência da infecção ativa por tracoma nas crianças com menos de dez anos desde 1997. O Marrocos espera eliminar o tracoma cegante até o final de 2005. O tracoma é uma infecção crônica contagiosa que, com o tempo, faz com que os cílios virem para dentro, arranhem e causem cicatrizes na córnea, podendo levar à cegueira quando não tratado. O tracoma é endêmico em 48 países, com uma estimativa de 146 milhões de pessoas infectadas. As mulheres são duas a três vezes mais propensas do que o homem a ser infectadas pelo tracoma porque a doença causa a cegueira nos anos mais produtivos da vida de uma pessoa, ele pode arruinar o bem estar econômico de completas famílias e comunidades.

Um estudo especializado estimou que as economias dos países em desenvolvimento perdem $2.9 bilhões de dólares por ano devido à cegueira causada pelo tracoma. Através da ITI, a Pfizer doa o Zithromax para os países que implementam a estratégia "SAFE", recomendada pela WHO como a forma mais eficaz para o tratamento do tracoma. A estratégia SAFE possui os seguintes componentes: cirurgia no estado mais avançado da doença,antibiótico contra a infecção ativa, melhora da higiene facial e mudança ambiental, tal como um melhor acesso à água limpa e ao saneamento.

O Zithromax tem tido um papel principal no sucesso dos trabalhos de controle do tracoma. Como medicação oral, o Zithromax é mais fácil de ser administrado do que a pomada óptica de tetraciclina, que foi o padrão anterior para o tratamento do tracoma. Testes clínicas confirmaram que a experiência da ITI na área demonstra que uma única dose oral do Zithromax é tão eficaz quanto a pomada de tetraciclina aplicada duas vezes ao dia continuamente durante 6-10 semanas -- um tratamento de difícil manutenção nas áreas onde a doença é mais encontrada.

A ITI é a única organização dedicada exclusivamente à eliminação do tracoma cegante no mundo. Ao tentar eliminar o tracoma cegante, a ITI está cumprindo com uma determinação da Alliance for Global Elimination of Trachoma by 2020 (Aliança pela Eliminação Total do Tracoma até 2020) da World Health Organization criada em 1997.

Material de background, inclusive press release, em francês, espanhol e árabe, está disponível no:

http://www.hoffmanpr.com/Press_Releases/press_releases.html

Contato: Ian Larsen ou Marshall Hoffman +1-703-820-2244

Ian Larsen +1-703-929-2099 (celular),

Nils Hoffman +1-703-967-1490 (celular)

FONTE International Trachoma Initiative

12/11/2003

CONTATO: Ian Larsen ou Marshall Hoffman, celular,

+1-703-929-2099, ou Nils Hoffman, celular +1-703-967-1490,

ambos da International Trachoma Initiative, +1-703-820-2244,

ou iti@trachoma.org

Web Site: http://www.trachoma.org

Voltar