Doença pulmonar obstrutiva-crônica -novo medicamento

 

24 de maio de 2004

CIÊNCIA

Novos dados demonstram que SPIRIVA reduziu significativamente as exacerbações e a utilização relacionada de cuidados médicos em pacientes com COPD

INGELHEIM, ALEMANHA, 24 de maio /PRNewswire/ -- O medicamento SPIRIVA(R) (tiotrópio) reduziu significativamente as exacerbações e a utilização de cuidados médicos em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Chronic Obstructive Pulmonary Disease - COPD), de acordo com os resultados de um estudo apresentado hoje durante a 100ª. Conferência Internacional da Sociedade Torácica Americana (American Thoracic Society).(1) Este é o único estudo onde as exacerbações representam um dos seus principais pontos finais, desenvolvido numa grande população de pacientes com COPD. SPIRIVA(R) é um novo medicamento anti-colinérgico inalado, recomendado para tratamento de manutenção de primeira linha para COPD, com uma única dosagem diária. COPD é uma doença de progressão vagarosa das vias respiratórias que causa deterioração significativa das funções do pulmão e falta crônica de ar, podendo causar uma incapacidade aguda.(2) Atualmente, COPD é a quarta principal causa de morte mundialmente, juntamente com HIV/AIDS.(3) A Organização Mundial da Saúde estima que até 2020, COPD será a terceira principal causa de morte e a quinta principal causa de incapacidade no mundo.(4)O design do estudo clínico apresentava uma série de características tornando-o um estudo referencial em exacerbações de COPD: uma definição rigorosa das exacerbações; pontos finais co-primários pré-especificados de exacerbações/hospitalizações; amplos critérios de elegibilidade de pacientes e análises da disposição de tratar durante todo o período da observação. O estudo foi desenvolvido num total de 1.829 pacientes escolhidos aleatoriamente para receber o SPIRIVA(R) ou placebo, ambos paralelamente aos cuidados usuais, que incluíram tratamentos com bronco-dilatadores e corticosteróides inalados. Neste estudo, a adição de SPIRIVA(R) aos cuidados costumeiros reduziu significativamente o percentual de pacientes com exacerbações, quando comparado com placebo, paralelamente aos cuidados usuais (27,9% versus 32,3%; p=0,037) e reduziu as hospitalizações associadas (7,0% versus 9,5%; p=0,056).(1)

Adicionalmente, o SPIRIVA(R):(1)

- reduziu significativamente o número de exacerbações, por paciente ano, (0,853 versus 1,051; p=0,003)

- reduziu significativamente o número de dias de exacerbação, por paciente ano,(média: 12,61 versus 15,96 dias; p<0,001)

- retardou significativamente o tempo para a primeira exacerbação e hospitalização associada (ambos p<0,05) e reduziu o número de dias de tratamento (com antibióticos ou esteróides) para exacerbação (p<0, 001)

- reduziu significativamente as hospitalizações, por paciente ano, (média: 0,177 versus 0,253; p=0,013)

- reduziu significativamente as visitas clínicas não programadas, por paciente ano,(média: 0,39 versus 0,49; p=0,017).

"As diretrizes indicam que as exacerbações representam um dos principais objetivos para a terapia de COPD, devido ao impacto negativo que elas têm na qualidade de vida de um paciente - aumentando o nível de incapacidade associada com a doença. Elas são também onerosas para serem tratadas, pois, medicamento adicional, visitas não programadas ao médico e hospitalizações, podem ser necessárias", comentou o Professor Dennis Niewoehner da Divisão Pulmonar do Veteran Affairs Medical Center e o principal pesquisador para o estudo. "Os resultados do estudo indicam que o SPIRIVA(R) pode exercer um importante papel na redução de enormes custos humanos e econômicos, que resultam das exacerbações de COPD". Neste estudo prospectivo, de escolha aleatória, duplo-cego, com grupos paralelos, as exacerbações foram definidas como um aumento em, ou novo início de, um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, escarro, respiração ofegante, dispnéia ou aperto no peito, com duração de três ou mais dias e necessitando de tratamento com antibióticos, esteróides ou hospitalização. O estudo foi desenvolvido no Sistema Médico de Interesses de Veteranos dos EUA (US Veteran Affairs Medical System).

Sobre o SPIRIVA(R)

SPIRIVA(R), um novo medicamento anti-colinérgico inalado, é o primeiro tratamento inalado que oferece aperfeiçoamentos significativos e sustentados na função pulmonar com uma dosagem única diária. O SPIRIVA(R) age buscando um mecanismo reversível dominante de COPD - constrição colinérgica. O SPIRIVA(R) auxilia os pacientes com COPD respirarem mais facilmente através da abertura das vias respiratórias restringidas e auxiliando para que as mesmas permaneçam abertas por 24 horas. De acordo com as diretrizes de tratamento da Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease - GOLD), os bronco-dilatadores, tais como SPIRIVA(R) representam a opção preferida de tratamento para a terapia de manutenção para COPD.

O programa de triagens clínicas SPIRIVA(R) recrutou mais de 9.400 pacientes.(5) O SPIRIVA(R) tem demonstrado uma dilatação dos brônquios significante e sustentada (expansão das vias respiratórias dos pulmões). (6-8) SPIRIVA(R) demonstrou também aperfeiçoamentos na função pulmonar (FEV1) sobre o ATROVENT(R) (brometo de ipratrópio) um Aerossol Inalador, uma atual terapia de primeira linha para o COPD, os quais foram mantidos por mais de um ano.(6),(7) Paralelamente, em estudos de um ano controlados por placebo, os pacientes tratados com SPIRIVA(R) necessitaram de menor número de doses de medicamentos de socorro.(8) Em triagens clínicas, a reação adversa mais comum reportada com o SPIRIVA(R) foi boca seca, que normalmente foi branda e freqüentemente resolvida durante o tratamento.(6),(8)

Sobre Boehringer Ingelheim

O grupo Boehringer Ingelheim é uma das vinte mais importantes companhias farmacêuticas do mundo. Com sede corporativa em Ingelheim, Alemanha, ele opera globalmente com 152 afiliadas em 45 países e conta com mais de 34.000 funcionários. Desde a sua fundação em 1885, a companhia de propriedade familiar tem estado comprometida com a pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos novos de alto valor terapêutico para medicina humana e veterinária. Em 2003, o grupo Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de 7, 4 bilhões de euros, ao passo que gastou mais de um quinto das vendas líquidas em seu segmento de negócios de Medicamentos Sob Prescrição, em pesquisa e desenvolvimento.

Para informações adicionais por favor visite

www.boehringer-ingelheim.com .

Sobre a Pfizer Inc

A Pfizer Inc descobre, desenvolve, fabrica e comercializa importantes medicamentos sob prescrição para seres humanos e animais, e muitos dos mais conhecidos produtos de consumo do mundo. Para informações adicionais sobre a Pfizer, por favor consulte http://www.pfizer.com

Contato: Boehringer Ingelheim GmbH: Judith von Gordon, Divisão de Comunicações Corporativas, 55216 Ingelheim am Rhein, ALEMANHA, Telefone: +49/6132 77 35 82 Pfizer Inc: Mariann Caprino, Relações Corporativas com a Mídia, 235 E. 42nd St. New York, N.Y. 10017 EUA, Telefone: +1/212 733-4554

Referências

1) Niewoehner D, Rice K, Cote C, et al. Exacerbações reduzidas de COPD e de utilização de atendimento médico associado, com uma dose única diária de tiotrópio (TIO), no Sistema Médico de Interesses de Veteranos. (Reduced COPD exacerbations and associated health care utilization with once-daily tiotropium - TIO). Abstrato apresentado durante a ATS 2004, Orlando Flórida. de 21 a 26 de maio de 2004.

2) Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease). Estratégia Global para o Diagnóstico, Gerenciamento e Prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease): Relatório do Grupo de Trabalho NHLBI/WHO. National Institute of Health; 2001. Publicação do NIH No. 2701, Disponível em http://www.goldcopd.com

3) Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial da Saúde 2003. Anexo Estatístico. Anexo tabela 2: 154-159.

4) Murray CJL, Lopez AD. eds. O Peso Global da Doença: uma avaliação abrangente da mortalidade e incapacitação das doenças, ferimentos e fatores de risco em 1990 e os projetados para 2020. (The Global Burden of Disease: a comprehensive assessment of mortality and disability from diseases, injuries, and risk factors in 1990 and projected to 2020). Cambridge; Harvard University Press; 1996. Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (National Heart, Lung, and Blood Institute). Boletim Informativo de Dados: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (COPD)

5) Boehringer Ingelheim. Dados em arquivo.

6) Vincken W, van Noord JA, Greefhorst APM, et al. Aperfeiçoamento nas condições de saúde e exacerbações em pacientes com COPD durante o tratamento de um ano com tiotrópio. (Improvement in health status and exacerbation in patients with COPD during one year treatment with tiotropium). European Respiratory Journal 2002; 19:209-216.

7) Van Noord JA, Smeets JJ, Custers FJL, et al. Estado farmacodinâmico contínuo de tiotrópio em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (Pharmacodynamic steady state of tiotropium in patients with chronic obstructive pulmonary disease). European Respiratory Journal 2002; 19:639-644.

8) Casaburi R, Mahler DA, Jones PW, et al. Uma avaliação de longo prazo de tiotrópio inalado uma vez por dia em doença pulmonar obstrutiva crônica (A long-term evaluation of once-daily inhaled tiotropium in chronic obstructive pulmonary disease). European Respiratory Journal 2002; 19:217-224.

FONTE Boehringer Ingelheim

24/05/2004

CONTATO: Judith von Gordon, Divisão de Comunicações Corporativas da Boehringer Ingelheim GmbH, na Alemanha, 49/6132 77 35 82; ou Mariann Caprino, Relações Corporativas com a Mídia da Pfizer Inc, 212 733-4554

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: BOEHRINGER INGELHEIM  

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar