SPIRIVA(R) e doença pulmonar obstrutiva crônica

 

07 de setembro de 2004

CIÊNCIA

Novos dados mostram que SPIRIVA(R) reduz significativamente exacerbações de DPOC e encargos elevados associados a sistemas de saúde

GLASGOW, Escócia, 7 de setembro /PRNewswire-FirstCall/ -- SPIRIVA(R) (tiotrópio) reduziu significativamente as exacerbações e a utilização de recursos de serviços de saúde se comparado ao placebo em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), segundo os dados apresentados hoje no encontro anual da Sociedade Respiratória Européia em Glasgow, Escócia.(1,2) SPIRIVA(R) é um medicamento inalável, anti-colinérgico, com eficácia durante 24 horas (3) e recomendado para tratamento continuado da DPOC. SPIRIVA(R) proporciona maior alívio dos sintomas e melhoria contínua da função pulmonar em comparação ao placebo e assim os pacientes com DPOC podem recuperar melhor qualidade de vida. (3-5) A DPOC é uma doença respiratória progressiva que provoca deterioração significativa da função pulmonar e falta de ar crônica, o que pode causar invalidez grave. (6) A limitação crônica do fluxo de ar associada à DPOC leva ao excesso de retenção de ar nos pulmões após a pessoa exalar completamente o ar. Esta condição, conhecida como "aprisionamento de ar", é a causa básica da falta de ar, que limita com freqüência a capacidade do paciente de executar as atividades diárias, como subir escadas ou tomar banho de chuveiro. (3,7) Atualmente, a DPOC é a quarta causa mais importante de mortalidade no mundo, responsável pela morte de 2,75 milhões de pessoas por ano. (8) "As diretrizes atuais afirmam que as exacerbações, ou agravamento agudo dos sintomas da doença, são o alvo principal para a terapia da DPOC, pois elas prejudicam seriamente a qualidade de vida e são responsáveis pela maioria dos custos dos serviços de saúde associados ao tratamento da DPOC", declarou o professor Daniel Dusser, Diretor de Pneumologia do Hospital Cochin, em Paris, e pesquisador principal do estudo. Neste estudo controlado de placebo, com duração de um ano, envolvendo 1.010 pacientes com DPOC em 177 centros na França, comprovou-se que o SPIRIVA(R) reduz bastante a freqüência das exacerbações quando comparado ao placebo (1,57 contra 2,41 por paciente por ano, -35%, p<0,01).(1) O número médio de dias de exacerbação foi muito menor com SPIRIVA(R) comparado ao placebo (21, 1 contra 33,3 por paciente por ano, -37%, p<0,01), e o tempo para a primeira exacerbação também foi significativamente prolongado (p<0, 001).(1) Correlacionou-se também a redução das exacerbações com SPIRIVA(R) com uma utilização muito menor dos recursos de serviços de saúde. (2) A seguir, observações feitas na comparação com placebo:

-- Diminuição significativa de consultas não programadas e chamadas telefônicas para os médicos por paciente por ano (-41%, p=0, 0106 e -53%, p=0,0122 respectivamente).

-- Redução de hospitalizações por paciente por ano (-27%, p>0,05).

-- Um número muito menor de pacientes precisou de medicamentos respiratórios adicionais para suas exacerbações (30,5% contra 42,5%, p<0,0001).

-- Necessidade muito menor do emprego de antibióticos (-34%, p=0, 0005) e esteróides orais (-24%, p=0,0083) por paciente por ano.

-- Um número muito menor de pacientes necessitou do uso de oxigênio (2,6% contra 5,3%, p=0,027).

"Os resultados deste estudo comprovam a efetividade do SPIRIVA(R) como terapia de manutenção que reduz muito as exacerbações da DPOC, melhorando a qualidade de vida do paciente e reduzindo o custo elevado associado aos sistemas de saúde", comentou o professor Daniel Dusser. Neste estudo, as exacerbações foram definidas como o início de um ou mais sintomas clínicos nas últimas 24 horas (piora da dispnéia, tosse ou produção de muco; surgimento de muco purulento; febre [>38 graus C] ou detecção de nova anormalidade em raio X do tórax) com necessidade de nova prescrição médica, ou aumento da dose para um valor maior ou igual de Beta2-agonistas, antibióticos, corticosteróides ou broncodilatadores.

Sobre SPIRIVA(R) (tiotrópio)

SPIRIVA(R), um medicamento anti-colinérgico inalável, é o primeiro tratamento inalável que proporciona melhorias significativas e contínuas da função pulmonar, com dosagem única diária. SPIRIVA(R) funciona ao se atingir um mecanismo reversível dominante da DPOC ? a broncoconstrição colinérgica. SPIRIVA(R) facilita a respiração dos pacientes com DPOC ao dilatar as vias aéreas estreitadas e ajuda a mantê-las abertas por 24 horas. Segundo as diretrizes de tratamento da Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Projeto GOLD), os broncodilatadores de atuação prolongada, inclusive o tiotrópio, são a opção preferida de tratamento para a terapia continuada da DPOC. O programa de testes clínicos com SPIRIVA(R) recrutou mais de 9. 400 pacientes. (9) SPIRIVA(R) apresentou uma broncodilatação significativa e contínua (expansão das vias aéreas pulmonares). (10- 12) SPIRIVA(R) demonstrou também melhorias na função pulmonar (FEV1) contra ATROVENT(R) (aerossol para inalação de brometo de ipratrópio), uma terapia atual de primeira linha para a DPOC, que foram aplicadas durante um ano. (10,11) Além disso, em estudos controlados por placebo, com duração de um ano, os pacientes tratados com SPIRIVA(R) necessitaram de um número menor de doses de medicamentos de resgate. (12) Nos testes clínicos, a reação adversa mais comum observada com SPIRIVA(R) foi secura na boca, normalmente leve, e solucionada com freqüência durante o tratamento. (10-12)

Sobre a Boehringer Ingelheim

O grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 empresas mais importantes do mundo no setor farmacêutico. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, ela opera globalmente com 152 afiliadas em 45 países e mais de 34.000 funcionários. Desde a sua fundação em 1885, a empresa de propriedade familiar dedica-se à pesquisa, desenvolvimento, fabricação e venda de produtos inovadores de valor terapêutico elevado para a medicina humana e veterinária. Em 2003, a Boehringer Ingelheim divulgou vendas líquidas de 7,4 bilhões de Euros, enquanto empregou mais de um quinto das vendas líquidas em seu segmento de negócios mais importante, a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos sob prescrição médica. Para mais informações, visite http://www.boehringer-ingelheim.com

Sobre a Pfizer Inc

A Pfizer Inc descobre, desenvolve, fabrica e vende medicamentos importantes sob prescrição médica para seres humanos e animais, e muitos dos produtos para consumidores mais famosos em todo o mundo. Para mais informações sobre a Pfizer, consulte http://www.pfizer.com.

Referências

(1) Dusser D, Bravo ML, Iacono P. Tiotropium reduces COPD exacerbations: The MISTRAL study (Tiotrópio reduz exacerbações da DPOC: O estudo MISTRAL). Sumário apresentado na ERS 2004, Glasgow, Escócia. 4-8 de setembro de 2004.

(2) Dusser D, Bravo ML, Iacono P. Tiotropium reduces health resource utilization associated with COPD exacerbations (Tiotrópio reduz utilização de recursos de serviços de saúde associados às exacerbações da DPOC). Sumário apresentado na ERS 2004, Glasgow, Escócia. 4-8 de setembro de 2004.

(3) Celli B, Zu, Wallack R, Wang S, et al. Improvement in resting inspiratory capacity and hyperinflation with tiotropium in COPD patients with increased static lung volumes (Melhoria na capacidade inspiratória em repouso e hiperinflação com tiotrópio em pacientes de DPOC com volumes pulmonares estáticos aumentados). Chest. 2003; #124:1743-1748.

(4) Vincken W, van Noord JA, Greefhorst APM, et al. Improved health outcomes in patients with COPD during 1 yr's treatment with tiotropium (Resultados de melhoria na saúde de pacientes com DPOC durante tratamento por um ano com tiotrópio). European Respiratory Journal 2002; 19:209-216.

(5) Casaburi R, Mahler DA, Jones PW, et al. A long-term evaluation of once-daily inhaled tiotropium in chronic obstructive pulmonary disease (Avaliação de longo prazo de tiotrópio inalado uma vez ao dia em doença pulmonar obstrutiva crônica). European Respiratory Journal 2002; 19:217-224.

(6) Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease (Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Estratégia Global para Diagnóstico, Administração e Prevenção de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica): Relatório do workshop de NHLBI/WHO. Instituto Nacional de Saúde; 2001. NIH Publicação No. 2701 Disponível em http://www.goldcopd.com.

(7) Mahler DA. How should health related quality of life be assessed in patients with COPD? (Como a qualidade de vida relacionada à saúde pode ser avaliada em pacientes com DPOC?) Chest 2000; 117:54 S-57S.

(8) Organização Mundial de Saúde. Relatório de Saúde Mundial 2003. Anexo Estatístico. Tabela 2 Anexa: 154-159.

(9) Boehringer Ingelheim. Dados em arquivo.

(10) Vincken W, van Noord JA, Greefhorst APM, et al. Improved health outcomes in patients with COPD during 1 yr's treatment with tiotropium (Resultados de melhoria na saúde de pacientes com DPOC durante tratamento por um ano com tiotrópio). European Respiratory Journal 2002; 19:209-216.

(11) Van Noord JA, Smeets JJ, Custers FJL, et al. Pharmacodynamic steady state of tiotropium in patients with chronic obstructive pulmonary disease (Estado farmacodinâmico estável de tiotrópio em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica). European Respiratory Journal 2002; 19:639-644.

(12) Casaburi R, Mahler DA, Jones PW, et al. A long-term evaluation of once-daily inhaled tiotropium in chronic obstructive pulmonary disease (Avaliação de longo prazo de tiotrópio inalado uma vez ao dia em doença pulmonar obstrutiva crônica). European Respiratory Journal 2002; 19:217-224.

FONTE Pfizer Inc 07/09/2004 CONTATO: Mariann Caprino, Pfizer Inc, Relações Corporativas com a Mídia, Telefone: +1-212-733-4554; ou Judith von Gordon, Boehringer Ingelheim GmbH, Comunicações de Divisão Corporativa, Telefone: +49- 6132-77-35-82 First Call Analyst: Contato FCMN: Website: http://www.pfizer.com

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: PFIZER INC

Voltar