Elevando o HDL-C com NIASPAN(R)

 

10 de novembro de 2004

CIÊNCIA

Elevando o HDL-C com NIASPAN(R) (ácido nicotínico com liberação lenta) em pacientes tratados com estatina: resultados do estudo ARBITER 2 apresentados pela primeira vez na American Heart Association (AHA)

* Reduz eventos cardiovasculares

* Retarda a progressão de arterosclerose em 12 meses

* Sessão de última hora na American Heart Association

* Publicado on-line em Circulation

NEW ORLEANS, 10 de novembro /PRNewswire/ -- O primeiro estudo referencial para a avaliação do benefício ao acrescentar NIASPAN(R) (ácido nicotínico com liberação lenta) a estatina, versus uma monoterapia de estatina, demonstra que a combinação retardou a progressão de aterosclerose em 68 por cento. Houve ainda uma redução de 60 por cento em eventos cardiovasculares (o que não alcançou significância estatística). O Estudo 'Biologia Arterial para a Pesquisa dos Efeitos do Tratamento de Redução de Colesterol' (ARterial Biology for the Investigation of the Treatment Effects of Reducing Cholesterol - ARBITER 2) foi o primeiro estudo com endpoint secundário que compara os benefícios da combinação de NIASPAN(R) e uma estatina, versus um tratamento ativo apenas com uma estatina, em 167 pacientes com doença coronária do coração já conhecida e HDL-C baixo (<45 mg/dL). Todos os pacientes já estavam recebendo uma estatina. O estudo foi apresentado numa sessão de última hora da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA) e publicado on-line em Circulation - o jornal oficial da AHA. Em 12 meses os pacientes que haviam recebido apenas estatina apresentaram uma progressão significativa em aterosclerose, avaliada pela espessura da íntima-média da carótida (carotid intima medial thickness - CIMT) (+ 0.044 +/- 0.011 mm SEM, p<0.001). Ao mesmo tempo, houve uma progressão não significativa (+ 0.014 +/- 0.011 mm SEM, p=0.23) em pacientes que receberam estatina acrescida de NIASPAN(R). Embora não potente para que apresentasse diferenças nos endpoints cardiovasculares, houve uma forte tendência de redução maior em eventos cardiovasculares em pacientes recebendo NIASPAN(R) (9,6 por cento no grupo de estatina apenas, versus 3,8 por cento no grupo recebendo NIASPAN(R), p=0.20). O medicamento NIASPAN(R), prescrito em dosagem moderada de 1000 mg todas as noites, elevou o "colesterol bom" -- HDL-C - em 21 por cento (p=0.002) e reduziu significativamente as triglicérides, versus a estatina acrescida de placebo.

Mais de 90 por cento dos pacientes aderem ao tratamento com NIASPAN(R) acrescido de estatina. A única diferença significativa em tolerabilidade foi o rubor - um conhecido efeito colateral de NIASPAN(R) que ocorreu na maioria dos pacientes. Porém, a aderência foi idêntica em ambos grupos.

Um estudo adicional demonstra que o HDL-C pode ser um prognosticador mais preciso do risco de doença cardíaca do que o LDL- C.

Paralelamente aos resultados do estudo ARBITER 2, um segundo estudo apresentando na AHA, ofereceu mais evidências de que o fato de elevar os níveis de HDL-C no sangue pode exercer um papel mais significativo na prevenção de doença coronária do que atualmente avaliado. A análise-meta de 17 triagens clínicas referenciais mono e combinação de intervenções de lipídio, que incluíram mais de 44.000 pacientes, revelaram que os níveis de HDL-C são prognosticadores mais precisos da redução de eventos, mais ainda do que LDL-C, colesterol total ou triglicérides. Análises de regressão foram utilizadas para determinar os relacionamentos entre as mudanças em níveis de lipídio e as reduções de ataque cardíaco (fatal e não fatal) através de 3.869 eventos. "A nossa análise descobriu que os efeitos nos níveis de HDL-C dos pacientes estiveram consideravelmente melhores do que os efeitos nos níveis de LDL-C dos pacientes, quanto à previsão dos riscos de futuras doenças coronárias", disse o Dr. Richard Karas, Pesquisador e Diretor de Cardiologia Preventiva da Tufts University no New England Medical Center. "Os resultados deveriam emitir uma chamada de alerta tanto para os provedores de assistência à saúde, como para os pacientes, sobre a importância de levar em consideração HDL-C em adição ao LDL-C". A análise descobriu que elevar os níveis de HDL-C demonstrou ser um relacionamento próximo à primeira ordem com a redução do risco de eventos, significando que o risco de ataque cardíaco cai imediatamente e de forma constante com um aumento estável no nível de HDL-C. O LDL-C apresentou um "efeito limiar", onde os níveis de lipídios tiveram que apresentar um aperfeiçoamento considerável antes de ter um grande impacto na redução de riscos.

Referências

Taylor, AJ. ARBITER 2: Um Estudo duplo-cego, controlado por Placebo de Niacina de Prolongada Ação na Progressão de Aterosclerose em Pacientes de Prevenção Secundária Tratados com Estatinas. Alsheikh-Ali, AA. Aumentos em HDL-Colesterol são os Mais Sólidos Prognosticadores da Redução de Riscos em Triagens de Intervenção de Lipídios.

Nota aos Editores

O medicamento NIASPAN(R) tem estado disponível nos EUA desde 1997. Na Europa, após um MRP de muito sucesso, o NIASPAN(R) é comercializado pela Merck KGaA sob licença do Kos Pharmaceuticals nos EUA. Atualmente, ele foi lançado na Alemanha, no Reino Unido, Irlanda e Áustria. Outros países da União Européia seguirão em um futuro próximo. Ele será introduzido também na Ásia e na América Latina. Merck é uma companhia global farmacêutica e de produtos químicos com vendas de 7,2 bilhões de euros em 2003, uma história que teve início em 1668, e um futuro modelado por 28.300 funcionários em 56 países. Seu sucesso é caracterizado por inovações através de funcionários empresariais. As atividades operacionais da Merck seguem sob a proteção da Merck KGaA, onde a família Merck tem uma participação societária de 74 por cento e acionistas independentes têm a posse dos 26 por cento remanescentes. A ex-subsidiária nos EUA, a Merck & Co. tem permanecido completamente independente do Grupo Merck desde 1917.

FONTE Merck KGaA 10/11/2004 CONTATO: Merck KGaA, Pharma Ethicals, CardioMetabolic Care Communications, +49-6151-725475

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: MERCK KGAA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar