Acesso à informação científica

 

CIÊNCIA

Pesquisa internacional mostra que os pesquisadores têm um acesso excelente à informação acadêmica

LONDRES, 18 de outubro /PRNewswire/ -- Uma pesquisa internacional com 4.000 cientistas e autores de pesquisa médica de 97 países feita pelo Center for Information Behavior and the Evaluation of Research (CIBER -- Centro de Comportamento da Informação e Avaliação da Pesquisa) da City University de Londres mostrou que a maioria dos cientistas de todo o mundo tem um acesso bom ou excelente aos jornais científicos e médicos que eles precisam. A pesquisa está para ser repetida para identificar as tendências das atitudes e opiniões na área com tantas mudanças da editoração. A pesquisa perguntou para os autores qual era o nível do acesso de hoje comparado com o de cinco anos atrás. Mais de 75% acha que o acesso aos jornais é 'melhor' e mais de 50% acha que é 'muito melhor' do que o de cinco anos atrás. Na ocasião da experiência com modelos de acesso e de negócios, a nova pesquisa irá avaliar o grau de satisfação dos autores de pesquisas com a informação. "O primeiro estudo indicou que a maioria dos pesquisadores acham que têm um acesso bom ou excelente às publicações científicas, mas também indicou que a qualidade e a integridade das publicações científicas e médicas é da maior importância", disse Graham Taylor da UK Publishers' Association, que patrocinou o estudo independente. De acordo com a pesquisa: "Eles [os autores] querem a aprovação da qualidade e da integridade que um título de alto impacto avaliado por um colega pode oferecer, junto com um nível razoável de serviços de editoração". Os autores demonstraram uma certa preocupação com o sistema no qual eles teriam que pagar pela publicação da pesquisa. De acordo com a pesquisa do CIBER, muitos autores acham que a qualidade iria diminuir em um modelo em que o autor tivesse que pagar. "Isto seria devido ao fato de que a maioria dos autores tendem a acreditar que menos trabalhos seriam rejeitados no modelo de Acesso Aberto (mediante o pagamento do autor)", disse Graham Taylor.

O estudo pode ser acessado no:

http://ciber.soi.city.ac.uk/virschprojcomdigenv.php

O Comitê de Ciência e Tecnologia do UK's House of Commons emitiu recentemente um relatório chamado: "Scientific Publications: Free for All?" (Publicações Científicas: de Graça para Todos?", que também observou a possibilidade da erosão do padrão de avaliação dos colegas: "Existe o risco que os jornais de baixa qualidade baixem ainda mais o limite de qualidade para obter lucro".

CIBER

O Centre for Information Behaviour and the Evaluation of Research (CIBER) pertence à City University (UCL) de Londres. O CIBER é especialista em mapeamento, monitoramento e avaliação de sistemas de informação digital, plataformas, serviços e ambientes, com métodos de pesquisa potentes e inovadores. O CIBER é um corpo independente e de várias disciplinas, voltado para o cliente e regulamentado. Ele trabalha combatendo a especulação e as opiniões não uniformes com os fatos. Ele patrocina estudos, contratos de pesquisa e bolsas e a disseminação de eventos nas áreas abrangentes. Seu trabalho cumpre com os maiores padrões de qualidade internas e externas. O CIBER pesquisa vários tipos de assuntos, dentro do nosso principal objetivo de manter as pessoas informadas. Durante os últimos anos, temos desenvolvido uma técnica especial em três áreas principais que representam os programas de pesquisa significantes ou partes do CIBER, com um status de grupo. Estas áreas são: informação e consultoria para o consumidor digital (Grupo de Pesquisa Digital), análise bibliométrica das unidades acadêmicas e de pesquisa (Grupo de Pesquisa Bibliométrica) e jornais e bibliotecas digitais (Grupo Acadêmico Virtual).

Publishers Association

A Publishers Association é uma organização líder da área que representa editoras de livros e de jornais do Reino Unido. A Divisão Acadêmica e Profissional une os editores para considerar e resolver os principais problemas da indústria para que seus membros possam atender os seus mercados com sucesso hoje e no futuro. Os acionistas dos mundos da educação superior e profissional usam a Divisão para discutir como os editores podem oferecer para os estudantes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais os materiais de qualidade que eles merecem.

FONTE The Publishers Association 18/10/2004 CONTATO: Dr. Ian Rowlands do Centre for Information Behaviour and the Evaluation of Research (CIBER), Department of Information Science, City University, +44-0-20-7040-8381, ou fax, +44-0-20-7040- 8584, ou ir@soi.city.ac.uk; ou Graham Taylor, Diretor of Educational, Academic and Professional Publishing, The Publishers Association, +44-0-20-7691-1377, ou gtaylor@publishers.org.uk Web site: http://ciber.soi.city.ac.uk/virschprojcomdigenv.php

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: THE PUBLISHERS ASSOCIATION

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar