Tratamento inovador contra câncer avançado


Tratamento inovador contra câncer avançado

Avastin, um tratamento inovador contra o câncer está agora
programado para ser lançado na Europa para pacientes com câncer colorretal avançado

O inusitado tratamento contra o câncer age através da asfixia do
suprimento sangüíneo ao tumor

BASILÉIA, Suíça, 11 de março /PRNewswire/ -- Pacientes na Europa, com câncer colorretal avançado (metastático), são agora elegíveis para receberem o inusitado medicamento novo contra o câncer que prolonga a vida, o Avastin(R) (bevacizumab, rhuMAb-VEGF). Após recente aprovação pela Comissão Européia, o Avastin já está disponível em alguns mercados europeus, e será lançado em outros estados membros da União Européia, durante os próximos meses. O Avastin, quando administrado com quimioterapia, tem demonstrado prolongar a expectativa de vida dos pacientes numa média de 30 por cento, quando comparado com quimioterapia apenas. (1)
"Em fevereiro de 2004, recebi a devastadora notícia de que minha vida estaria sendo abreviada em trinta anos", disse Patrick Maley, um consultor financeiro, com câncer colorretal avançado. "Iniciar o tratamento com o Avastin e quimioterapia mudou a minha vida. Agora me sinto bem e o que é mais importante, agora posso fazer tudo com muito mais vigor - Acredito que Avastin aperfeiçoou significativamente a minha qualidade de vida".
Resultado de anos de pesquisa científica, o Avastin age diferente de qualquer quimioterapia tradicional, pois ele asfixia o suprimento sangüíneo aos tumores, fazendo que eles cessem de crescer ou de se alastrar (metástase) para outras partes do corpo.
"Por muitas décadas, os pesquisadores estavam tentando responder a pergunta se a interrupção dos vasos sangüíneos para o câncer evitava que o tumor crescesse ou se espalhasse e por fim prolongasse a sobrevivência do paciente", explica o Professor David Cunningham, Diretor da Unidade Gastrintestinal no Royal Marsden Hospital, no Reino Unido, que tem utilizado o Avastin em estudos clínicos. "O Avastin prova tal hipótese, e é um avanço efetivo no tratamento de câncer".
Jola Gore-Booth, a Principal Executiva da Colon Cancer Concern, e fundadora da EUROPA-Colon, organizações de defesa dos pacientes no Reino Unido e na Europa, disse "Quando você tem apenas um tempo limitado disponível, cinco meses a mais valem como cinqüenta anos e você agarra a oportunidade com ambas mãos. Por muito tempo já, o câncer colorretal tem permanecido na obscuridade. O Avastin é um desenvolvimento crucial no tratamento desta doença devastadora. Todos que necessitarem dele deverão ter acesso ao medicamento que prolonga a vida".
Em 2004, o câncer colorretal foi citado como a segunda forma mais comum de câncer na Europa, com 376.400 casos novos. O câncer colorretal é também a segunda causa mais comum de morte de qualquer câncer na Europa.(2) Estima-se que mais de 50 por cento das pessoas diagnosticadas com câncer colorretal morrerão da doença.(3)
"Este é um momento excitante para todos nós que estamos envolvidos na luta contra o câncer", disse Stefan Manth, Diretor da Roche Oncology. "O Avastin representa um referencial significativo não apenas para os clínicos, como também para os pacientes e seus familiares que estejam lutando com os efeitos devastadores do câncer colorretal. Planejamos investigar o potencial uso deste tratamento inovador numa série de outros cânceres, na esperança de que seus efeitos sejam replicados através de outros tipos de tumores".

Sobre o Avastin
O Avastin é o primeiro tratamento que inibe a angiogênese - o crescimento de uma rede de vasos sangüíneos que suprem nutrientes e oxigênio para tecidos cancerígenos. O Avastin ataca uma proteína que ocorre naturalmente denominada VEGF (Fator de Crescimento Endotelial Vascular), um importante mediador de angiogênese, asfixiando, portanto, o suprimento sangüíneo essencial para o crescimento do tumor e seu alastramento através do corpo (metástase).
Na Europa, o Avastin será utilizado para tratamento de primeira linha de pacientes com carcinoma metastático do cólon ou reto em combinação com regimes de quimioterapia de 5-fluorouracil/ácido folínico intravenoso ou 5-fluorouracil/ácido folínico /irinotecan. O Avastin recebeu uma aprovação bastante rápida pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, nos EUA) e foi lançado nos EUA em fevereiro de 2004.*Num estudo fundamental em Fase III, a adição do Avastin à quimioterapia (irinotecan/5-fluorouracil/leucovorin) prolongou significativamente a sobrevivência em média de cinco meses (20,3 meses versus 15,6 meses) para pessoas com câncer colorretal metastático não tratado anteriormente. O Avastin também aumentou significativamente o tempo que o câncer interrompeu o crescimento, quando comparado com pacientes que recebiam terapia apenas (10,6 meses versus 6,2 meses). (1) Num segundo estudo em Fase III, conduzido pelo Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG), o Avastin também demonstrou aperfeiçoar significativamente a sobrevivência quando acrescentado a outro regime amplamente prescrito de quimioterapia (oxaliplatin/5-fluorouracil/leucovorin). Com o Avastin, as pessoas que anteriormente não tinham respondido a um regime de quimioterapia para a doença avançada, viveram praticamente dois meses mais, na média, quando comparado com aqueles que receberam apenas quimioterapia (12,5 meses versus 10,7 meses).(4)
As pessoas com câncer colorretal muito avançado que não estavam bem para tolerar a quimioterapia agressiva tradicional, também se beneficiaram com o Avastin. A adição do Avastin para uma forma menos agressiva de quimioterapia prolongou o tempo que o câncer não apresentou crescimento em quatro meses, quando comparado com quimioterapia apenas (um aumento de 67 por cento em sobrevivência sem progressão).(5)
A Roche e a Genentech estão buscando um programa clínico abrangente, investigando o uso de Avastin em câncer colorretal avançado com outras quimioterapias e que esteja também se expandindo dentro do cenário adjuvante (pós-cirúrgico). Embora o mecanismo do Avastin seja relevante numa série de tumores malignos, a Roche e a Genentech estão também investigando o benefício clínico potencial do Avastin em outros cânceres, incluindo câncer do pulmão de célula não pequena,
câncer pancreático, câncer da mama e carcinoma de célula renal.
Antecipa-se que aproximadamente 15.000 pacientes mundialmente se inscrevam em estudos clínicos pelos próximos anos.

Roche em Oncologia
Nos últimos cinco anos, o Grupo Roche, incluindo seus membros: Genentech nos EUA e Chugai no Japão tornou-se o provedor líder
mundial de tratamentos contra o câncer, produtos e diagnósticos de atendimento de apoio. Seu setor de negócios em oncologia inclui cinco produtos incomparáveis com benefícios de sobrevivência em diferentes e importantes indicações de tumores: Xeloda e Herceptin em câncer da mama em estágio avançado, MabThera em linfoma não-Hodgkin's, Avastin e Xeloda em carcinoma colorretal e Tarceva em câncer do pulmão de célula não pequena e carcinoma pancreático.
Nos Estados Unidos, Herceptin, MabThera, Avastin e Tarceva são comercializados somente pela Genentech, ou juntamente com seus parceiros: Biogen Idec Inc. (MabThera) e OSI (Tarceva). Fora dos EUA, a Roche e seu parceiro japonês, Chugai, são responsáveis pela comercialização destes medicamentos.
A carteira de oncologia da Roche inclui também: NeoRecormon (anemia em vários cenários de câncer), Bondronat (prevenção dos eventos esqueléticos em pacientes com câncer da mama e em metástase nos ossos, hipercalcemia de malignidade), Kytril (náusea e vômito induzidos por quimioterapia e radioterapia) e Roferon-A (leucemia de célula pilosa e mielóide crônica, sarcoma de Kaposi, melanoma maligna, carcinoma de célula renal). CERA é a mais recente demonstração do compromisso da Roche para o gerenciamento da anemia. Os medicamentos contra o câncer do Grupo Roche geraram vendas de 7,7 bilhões de francos suíços em 2004.
Além dos medicamentos, a Roche está desenvolvendo novos testes de diagnósticos que terão no futuro um impacto significativo no gerenciamento da doença para pacientes com câncer. Com uma ampla carteira de marcadores de tumores para próstata, colorretal, fígado, ovário, mama, estômago, pâncreas e câncer do pulmão, bem como uma extensão de testes moleculares de oncologia, a Roche continuará sendo a líder no fornecimento de tratamentos e diagnósticos concentrados no câncer.
A Roche tem quatro locais de pesquisas de oncologia (dois nos Estados Unidos, um na Alemanha e um no Japão) e cinco locais de desenvolvimento (dois nos EUA, um no Reino Unido, um na Austrália e um na Suíça).

Sobre o Grupo Roche
Com sede corporativa em Basiléia, Suíça, Roche é um dos principais grupos do mundo concentrados em pesquisas nos campos de produtos farmacêuticos e diagnósticos. Como um fornecedor de produtos e serviços inovadores para a detecção prematura, prevenção e diagnóstico e tratamento da doença, o Grupo contribui numa ampla gama de frentes para o aperfeiçoamento da saúde e qualidade de vida das pessoas. A Roche é uma líder mundial em diagnósticos, a principal fornecedora de medicamentos para o câncer e para transplantes e uma líder de mercado em virologia. Em 2004 as vendas da Divisão de Produtos Farmacêuticos totalizaram 21,7 bilhões de francos suíços, enquanto que a Divisão de Diagnósticos registrou vendas de 7,8 bilhões de francos suíços. O Grupo Roche emprega aproximadamente 65.000 pessoas em 150 países e tem acordos e alianças estratégicas de Pesquisas & Desenvolvimento com inúmeros parceiros, incluindo participações acionárias majoritárias na Genentech e na Chugai.

Todas as marcas comerciais utilizadas ou mencionadas nesta divulgação à imprensa estão legalmente protegidas.

Informações adicionais:

Sobre Roche: http://www.roche.com

Sobre Genentech: http://www.gene.com

Sobre câncer: http://www.health-kiosk.ch

Para acessar videoclipes gratuitos, em padrão de transmissão, por
favor, dirija-se a: http://www.thenewsmarket.com .

Nota aos editores
-- Nos EUA, o Avastin está aprovado para utilização em combinação com
quimioterapia intravenosa baseada em 5-fluorouracil, para tratamento
de primeira linha de pacientes com carcinoma metastático do cólon ou
reto.

Referências:

1. Hurwitz H, Fehrenbacher L, Novotny W, et al. Bevacizumab plus
Irinotecan, Fluorouracil, and Leucovorin for Metastatic Colorectal
Cancer.(Bevacizumab com Irinotecan, Fluorouracil, e Leucovorin para o
Câncer Colorretal Metastático). New England Journal of Medicine 2004;
350(23): 2335-2342.
2. Boyle P and Ferlay J. incidence and mortality in Europe, 2004
(Incidência de Câncer e Mortalidade na Europa, 2004). Annals of
Oncology. doi:10.1093/annonc/mdi098.
3. Boyle P, Langman JS. ABC of colorectal cancer. (ABC de câncer
colorretal.) Epidemiologia. BMJ 2000; 321:805-808.
4. Mitchell EP, Alberts SR, Schwartz BJ, et al. High-dose bevacizumab
in combination with FOLFOX4 improves survival in patients with
previously treated advanced colorectal cancer: Results from the
Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) study E3200. (Alta dosagem
de bevacizumab em combinação com FOLFOX4 aperfeiçoa a sobrevivência
em pacientes com câncer colorretal avançado anteriormente tratado:
Resultados do estudo do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG)
E3200). ASCO Gastrointestinal 2005 Cancer Symposium (ASCO
Gastrintestinal 2005 Simpósio de Câncer), Janeiro de 2005 (abstrato
169a).
5. Kabbinavar FF, Joseph Schulz J, McCleod M, et al. Addition of
Bevacizumab to Bolus 5-FU/Leucovorin in First-Line Metastatic
Colorectal Cancer: Results of a Randomized Phase II Trial.(A adição
de Bevacizumab a Bolus 5-FU/Leucovorin em Câncer Colorretal
Metastático de Primeira Linha: Resultados de uma Triagem Clínica
Aleatória em Fase II). J Clin Oncol 23:10.1200/JCO.2005.05.112, 2005.

FONTE Roche Pharmaceuticals
11/03/2005
CONTATO: Diane Ross, diane.ross@resolutecommunications.com, ou Emma
Robinson, +44-207-357-8187, ambas da Roche Pharmaceuticals
Website: http://www.roche.com
http://www.gene.com
http://www.health-kiosk.ch
http://www.thenewsmarket.com


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ROCHE PHARMACEUTICALS

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar