Adjuvante à radioterapia considerado capaz de prolongar a vida de pacientes


'Zoladex(R)' (acetato de goserelina), como adjuvante à radioterapia, considerado capaz de prolongar a vida de pacientes com câncer na próstata.

Estudo independente de 10 anos confirma o poderoso e benéfico efeito do acetato de goserelina após a radioterapia

MACCLESFIELD, Inglaterra, 4 de abril /PRNewswire/ -- Novos dados de longo prazo publicados este mês, demonstram que administrar o acetato de goserelina após a radioterapia prolonga a vida de homens com câncer na próstata.(1) O estudo independente, realizado pelo Grupo de Terapia de Radiação em Oncologia (Radiation Therapy Oncology Group - estudo RTOG 85-31) envolvendo aproximadamente 1.000 pacientes com câncer avançado localizado na próstata é um dos maiores e mais longos estudos da sua categoria. O estudo demonstra que a administração de goserelina após a radioterapia reduz a progressão do câncer na próstata e aperfeiçoa significativamente a sobrevivência. O RTOG é um componente de pesquisa clínica do Colégio Americano de Radiologia (American College of Radiology). "O câncer na próstata é o segundo câncer mais comumente diagnosticado em homens em muitos países ocidentais, é o câncer masculino mais comum nos EUA e a incidência da doença está aumentando", assinala o Dr. Colleen Lawton, do RTOG. "Estes dados oferecem uma nova esperança para a sobrevivência em longo prazo para pacientes com câncer na próstata. Ao acrescentar a terapia hormonal, podemos começar a pensar em termos de maiores possibilidades de libertação do câncer na próstata". O estudo do RTOG avaliou a eficácia da administração de goserelina para pacientes com câncer na próstata tratados com radioterapia. Aproximadamente 1.000 (977) pacientes com câncer avançado localizado na próstata receberam radioterapia, acompanhada do adjuvante goserelina na dosagem de 3,6 mg mensalmente, ou então radioterapia apenas, seguida por observação e administração de goserelina em caso de reincidência. Os resultados demonstraram que, para pacientes recebendo o adjuvante goserelina à radioterapia, aperfeiçoamentos significativos foram detectados em termos da sobrevivência geral, sobrevivência livre da doença, probabilidade de metástase distante e insucesso local.

Goserelina

Goserelina, introduzida pela primeira vez em 1987, é um agonista de Hormônio Luteinizante Liberador de Hormônio (LHRHa) que reduz os níveis dos hormônios sexuais (testosterona em homens e oestradiol em mulheres) e é utilizado para tratar de câncer na próstata em homens e câncer da mama dependente de hormônio em mulheres em período pré e em torno da menopausa. Desde o seu lançamento, houve mais de 3,75 milhões de pacientes/anos de exposição aos benefícios do medicamento.

Câncer na próstata

O câncer na próstata é a presença de células cancerígenas na glândula da próstata. É o segundo câncer mais comumente diagnosticado em homens em países ocidentais, e segue apenas o câncer do pulmão como uma causa de morte devido ao câncer.(2,3,4) Mais de 679.000 casos novos de câncer na próstata foram diagnosticados mundialmente em 2002.(5) A próstata é uma glândula sexual masculina que produz um líquido espesso que faz parte do sêmen. Normalmente é do tamanho de uma noz e está localizada logo abaixo da bexiga, anterior ao reto.

AstraZeneca em Oncologia

A AstraZeneca continua com a sua tradição de excelência e inovação em pesquisa relacionada com oncologia que levou ao desenvolvimento das suas atuais terapias contra o câncer, incluindo 'Arimidex' (anastrozola), 'Casodex' (bicalutamida), 'Faslodex' (fulvestranto), 'Nolvadex' (tamoxifeno), 'Zoladex' (goserelina) e 'Iressa' (gefitinibo), bem como uma gama de produtos inovadores direcionados, tais como antiproliferativos, anti-angiogênicos, agentes vasculares direcionados e anti-invasivos vasculares. A AstraZeneca tem mais de 20 projetos diferentes contra o câncer em pesquisa e desenvolvimento.

'Zoladex', 'Arimidex', 'Casodex', 'Faslodex', 'Nolvadex' e 'Iressa' são marcas comerciais do grupo de companhias AstraZeneca.

Referências

(1) Pilepich MV, Winter K, Lawton CA et al. Androgen suppression adjuvant to definitive radiotherapy in carcinoma of the prostate - Long term results of phase III RTOG 85-31. (Adjuvante de supressão andrógeno para radioterapia definitiva em carcinoma da próstata - resultados de longo prazo da fase III RTOG 85-31). Int J Radiat Oncol Biol Phys 2005; 61 (5):1285-1290

(2) Kirby RS, Watson A, Newling DWW et al. Prostate cancer and sexual function. Prostate cancer and prostatic diseases 1998. (Câncer na Próstata e função sexual. Câncer na próstata e doenças prostáticas 1998); 1: 179-184

(3) Jones GW. Magnitude of the problem. (Magnitude do problema). Câncer 1993; 71: 887 - 890

(4) Parker SL, Tong T, Bolden S, Wingo PA. Estatísticas de câncer 1996. Ca Câncer J Clin 1996; 46: 5-27

(5) http://www.prostate-cancer.org.uk . The Prostate Cancer Charity. 25 de abril de 2001

FONTE AstraZeneca 04/04/2005 CONTATO: Inquisições da Mídia Global, Wendy White, Gerente de Relações Públicas Globais sobre Produtos, +44 (0) 1625 51 4896; ou Matthew Kent da Tonic Life Communications, +44 (0) 20 7798 9906

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ASTRAZENECA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar