Terapia de manutenção MabThera dobra o tempo de remissão


Terapia de manutenção MabThera dobra o tempo de remissão dos pacientes com linfoma quando usada após MabThera e quimioterapia

ORLANDO, Flórida, 16 de maio /PRNewswire/ -- Dados apresentados na reunião anual da American Society of Clinical Oncology (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, abstrato número 6527) mostram que o uso continuado da MabThera (rituximab) como terapia de manutenção após o término do tratamento inicial com MabThera e da quimioterapia pode quase dobrar o tempo em que o paciente com linfoma pode permanecer em remissão.

No estudo, os pacientes com linfomas não-Hodgkin indolentes (1) e agressivos (2) foram tratados inicialmente com MabThera e a quimioterapia FCM (Fludarabina, Ciclofosfamida e Mitoxantrona). Quando em remissão, os pacientes randomizadamente não foram tratados ou receberam terapia de manutenção com MabThera. Os pacientes que receberam a MabThera como manutenção apresentaram um alto nível de melhora dos resultados, com tempo de remissão de mais de três anos, comparado com somente 19 meses nos pacientes sendo observados. O professor Wolfgang Hiddemann, pesquisador principal do teste disse: "Os dados mostram que a rituximab ajuda o paciente a alcançar a remissão e pode ajudar a ampliar esta remissão quando usada como uma terapia de manutenção. Este é o primeiro estudo a demonstrar um benefício claro da manutenção com rituximab após o regime de indução com rituximab. Este resultado significa que os pacientes e médicos podem ter um nível mais alto de controle do linfoma, para um período progressivo maior sem a doença".

Os dados apresentados na ASCO indicam a superioridade insuperável da MabThera comparada com a terapia convencional em mais de 10 testes randomizados internacionais. A MabThera revolucionou o tratamento do linfoma e é a primeira terapia em mais de 20 anos a aumentar o índice de sobrevivência em geral dos pacientes com linfoma agressivo não-Hodgkin. Além disso, a MabThera recentemente demonstrou sucesso na extensão da sobrevivência em geral quando usada no tratamento de NHL indolente. Mais de 500.000 pacientes com linfoma foram tratados com MabThera em todo o mundo.

O estudo

O estudo investigou o impacto da terapia de manutenção com MabThera nos pacientes com Linfoma folicular não-Hodgkin (indolente) e Linfoma da célula do manto (agressivo) quanto à response duration (RD -- duração da resposta) após o alcance da remissão com uma terapia de indução com quimioterapia de FCM com ou sem MabThera. Na primeira randomização do estudo, os pacientes receberam 4 tratamentos de quimioterapia de FCM ou de FCM com MabThera (375mg/m2/don dia 0). Os pacientes que entraram em complete remission (CR -- completa remissão) ou partial remission (PR -- parcial remissão) passaram por uma segunda randomização e foram observados ou foram tratados com a Terapia de manutenção com MabThera (4 doses semanais de R (375mg/m2/d) a serem dadas no terceiro e no nono mês após o fim da terapia inicial). A primeira randomização foi interrompida após uma análise interina pré-planejada ter apresentado uma melhora significante, uma progressão de sobrevivência sem a doença e até uma sobrevivência em geral com o acréscimo da MabThera à quimioterapia padrão de FCM. Todos os outros pacientes subseqüentemente foram tratados com R-FCM.

Todos os pacientes que tiveram uma resposta foram analisados posteriormente. O resultado do estudo com 157 pacientes avaliáveis demonstrou uma resposta com uma duração muito maior por parte dos pacientes com Linfoma folicular e de Célula de manto não-Hodgkin que foram tratados com a terapia de manutenção com MabThera (a média não foi alcançada com a manutenção com MabThera em três anos, mas foi alcançada aos 19 meses no grupo de observação). Este efeito também foi observado nos 119 que receberam MabThera + FCM como regime de indução (média não alcançada com a manutenção com MabThera vs. 19 meses para o grupo de observação).

MabThera

A MabThera é um anticorpo terapêutico que se une à uma determinada proteína -- o antígeno CD20 -- na superfície das células B normais e malignas, que então recruta as defesas naturais do corpo para atacar e matar as células B marcadas. As células tronco (progenitores das células B) da medula óssea não têm o antígeno CD20, o que permite que as células B saudáveis se regenerem após o tratamento e voltem ao nível normal após vários meses.

Inicialmente, a MabThera foi indicada para o tratamento de agente único do NHL indolente de relapso ou refratário, e foi aprovada na Europa em março de 2002 para o tratamento de NHL agressivo, em combinação com a quimioterapia CHOP. Em agosto de 2004, a MabThera foi aprovada na Europa como a primeira linha de tratamento de NHL indolente em combinação com a quimioterapia CVP. A MabThera é conhecida como Rituxan nos EUA, Japão e Canadá. Mais de 500.000 pacientes foram tratados com MabThera no mundo todo até hoje.

A Genentech e a Biogen Idec comercializam em conjunto a MabThera nos EUA e a Roche comercializa a MabThera no resto do mundo, com exceção do Japão, onde a MabThera é comercializada em conjunto pela Chugai e a Zenyaku Kogyo Co. Ltd.

Roche

Localizada em Basel, Suíça, a Roche é um dos principais grupos de cuidado da saúde voltado para a pesquisa nas áreas de farmácia e diagnóstico. Como fornecedora de produtos e serviços inovadores para uma antecipada detecção, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o Grupo contribui em vários tipos de frentes para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. A Roche é uma líder mundial em diagnóstico, a principal fornecedora de remédios para câncer e transplantes e uma líder do mercado de virologia. Em 2004, as vendas da Divisão Farmacêutica alcançou o total de 21,7 bilhões de francos suíços, e a Divisão de Diagnóstico alcançou o total de 7,8 bilhões de francos suíços. A Roche emprega cerca de 65.000 pessoas em 150 países e tem acordos e alianças estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento com vários parceiros, sendo proprietária majoritária da Genentech e da Chugai. Para mais informações sobre o Roche Group na Internet, acesse (http://www.roche.com).

Mais informações:

-- Roche-oncology.com -- Roche na área de oncologia: http://www.roche.com/pages/downloads/company/pdf/mboncology05e_b.pdf -- Genentech: http://www.gene.com -- Biogen IDEC: http://www.biogen.com -- Câncer: http://www.health-kiosk.ch -- Linfoma: http://www.lymphoma-net.com

Ou contate: Roche, Gretchen Fricko, Tel: +41-(79)-596-2100 Email: gretchen.fricko@roche.com, Ketchum, Stacey Pfeffer, Tel: +44-(0)-207-611-3596, Email: Stacey.pfeffer@ketchum.com

Referências 1) Linfoma folicular 2) Linfoma de célula de manto FONTE Roche Pharmaceuticals 16/05/2005 CONTATO: Gretchen Fricko da Roche Pharmaceuticals, +41-79-596-2100, gretchen.fricko@roche.com, Stacey Pfeffer da Ketchum, em nome da Roche Pharmaceuticals, +44-207-611-3596, Stacey.pfeffer@ketchum.com Web Site: http://www.roche.com http://www.gene.com http://www.biogen.com http://www.health-kiosk.ch http://www.lymphoma-net.com

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ROCHE PHARMACEUTICALS

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar