Implante de novo ICD para pacientes com insuficiência cardíaca (CRT-D)

Grupo Sorin: A ELA Medical anuncia o primeiro implante mundial de um novo ICD para pacientes com insuficiência cardíaca (CRT-D)

MUNIQUE, Alemanha, 20 de maio /PRNewswire/ -- ELA Medical, uma companhia do Sorin Group e uma líder inovadora no desenvolvimento de sistemas implantáveis e de diagnóstico de gerenciamento do ritmo cardíaco (CRM, em inglês), anunciou os primeiros implantes clínicos europeus de OVATIO(TM) CRT-D, seu novo sistema cardíaco desfribilador de terapia de re-sincronização.

O sistema OVATIO CRT-D é o primeiro modelo na nova família OVATIO de desfribiladores cardioversores implantáveis (ICDs, em inglês) da ELA que também apresenta uma única câmara -- OVATIO VR - e um modelo ICD com duas câmaras -- OVATIO DR.

Da mesma forma que o modelo OVATIO de duas câmaras, o OVATIO CRT-D inclui o PARAD(R)+, o software de detecção arrítmica ventricular mais específico, disponível atualmente para pacientes em âmbito mundial. O PARAD+ demonstrou uma especificação geral de 99%

[1] num estudo publicado recentemente.

O objetivo do PARAD+ é proteger os pacientes com insuficiência cardíaca de choques inapropriados, que podem resultar em fibrilação auricular (AF, em inglês), uma co-morbidez comum da insuficiência cardíaca que afeta cerca de um terço de todos os pacientes com insuficiência cardíaca. O PARAD+ tem sido demonstrado como atenuador do risco individual do paciente de receber terapia inapropriada devido a AF para apenas 0,3 por cento

[2].O primeiro implante do OVATIO CRT-D ocorreu no Heart Center North Rhine Westphalia, Ruhr University Bochum, em Bad Oeynhausen, um dos maiores centros de implante de ICD e CRT-D da Europa. O dispositivo foi implantado num paciente masculino de 78 anos de idade com um histórico de cardiomiopatia isquêmica devido à doença em artérias coronárias que se submeteu a CABG (ponte na artéria coronária) em 1999 e substituição da válvula aórtica em 2002, pelo cardiologista Dr. J. Vogt e o cirurgião cardíaco Dr. B. Hansky no Departamento de Cardiologia dirigido pelo Professor de Universidade, Dr. D. Horstkotte e do Departamento de Cirurgia Cardio-Torácica, dirigido pelo Professor de Universidade, Dr. R. Korfer. O Professor Dr. D. Horstkotte declarou: "O sistema OVATIO CRT-D é uma combinação refinada das mais avançadas tecnologias de desfibrilação. O OVATIO CRT-D nos possibilitará acompanhar os nossos pacientes com insuficiência cardíaca em longo prazo e tratá-los com terapias personalizadas. O bem estabelecido algoritmo de detecção PARAD+ é uma escolha de primeira categoria para pacientes com insuficiência cardíaca, que tenham uma condição cardíaca especialmente debilitada, pois ele apenas envia choques quando estritamente necessário". Outros implantes clínicos do OVATIO CRT-D ocorrerão também na França, Grã Bretanha, Dinamarca e Holanda. O OVATIO CRT-D recebeu a certificação com a marca CE em 25 de abril de 2005. O sistema OVATIO CRT-D inclui a terapia bi-ventricular rítmica para re-sincronizar os ventrículos de pacientes com insuficiência cardíaca e a capacidade de entregar desfibrilação. Este dispositivo é indicado em pacientes com insuficiência cardíaca que possam também estar em risco de uma Morte Cardíaca Súbita (SCD, em inglês). A morte cardíaca súbita é uma perda inesperada da função cardíaca a qual na maioria das vezes é devido à atividade anormalmente rápida e/ou caótica da câmara inferior do coração (ventrículo) conhecido como taquicardia ventricular (VT, em inglês) ou fibrilação ventricular (VF, em inglês). De acordo com estatísticas da AHA[3], em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, a SCD ocorre com uma freqüência de seis a nove vezes mais do que na população em geral. O OVATIO CRT-D oferece programação de terapia bi-ventricular flexível, incluindo sincronismo V-V (de ventrículo a ventrículo). O sincronismo V-V possibilita que os médicos ajustem separadamente o sincronismo da pulsação elétrica entregue aos ventrículos, bem como para escolher qual ventrículo deva ser regulado em primeiro lugar. Os pacientes que não respondem aos sistemas de regulagem bi-ventricular simultânea podem se beneficiar do sincronismo seqüencial, oferecido pela programação V-V.

O OVATIO CRT-D incorpora também novas funções dedicadas ao gerenciamento da arritmia e funções avançadas de diagnóstico. De contorno fisiológico e duradouro, o sistema OVATIO CRT-D pode ser utilizado em conjunção com as avançadas conexões OTW (cateter) no ventrículo esquerdo dirigidas por estilete, SITUS(R) da ELA que podem acomodar todas as anatomias venosas. As conexões SITUS(R) conquistaram ampla aceitação, devido o seu uso facilitado, estabilidade e desempenho incomparável.

"A introdução do OVATIO CRT-D é outra ilustração do compromisso com o gerenciamento do ritmo cardíaco (CRM) do Grupo Sorin, de entregar cuidados de primeira categoria para o paciente com insuficiência cardíaca. O OVATIO CRT-D foi projetado para reduzir os choques inapropriados e para aperfeiçoar a vida dos pacientes, ao mesmo tempo em que proporciona aos médicos a mais avançada solução terapêutica e de diagnósticos" disse Andre-Michel Ballester, presidente do setor de negócios de CRM do Sorin Group.

O lançamento da família completa do OVATIO ICD foi antecipado para o último trimestre de 2005, juntamente com a nova geração de conexões de desfibrilação da ELA.

A ELA Medical, uma companhia do Sorin Group, projeta e fabrica marca-passos implantáveis e desfibriladores cardioversores implantáveis (ICDs), conexões, equipamento Holter e cateteres eletrofisiológicos e os comercializa na Europa, nos EUA e no Japão. The Sorin Group (Código Reuters: SORN.MI), um líder mundial no desenvolvimento de tecnologias médicas para cirurgia cardíaca, oferece terapias inovadoras para o gerenciamento do ritmo cardíaco, cardiologia de intervenção e tratamento de doenças renais crônicas. As companhias do Sorin Group são: Dideco, CarboMedics, COBE Cardiovascular, Stockert, Mitroflow, ELA Medical, Sorin Biomedica, Bellco e Soludia. O Sorin Group conta com cerca de 4.750 funcionários trabalhando em dependências em mais de 80 países através do mundo todo para atender mais de 5.000 centros de tratamento públicos e particulares.

Fará informações adicionais, por favor, visite: http://www.sorin.com

Referências:
[1] Hintringer F. et al. Comparação da Especificação de Algoritmos Implantáveis de Detecção de Desfribilação de Duas Câmaras (Comparison of the Specificity of Implantable Dual Chamber Defibrillator Detection Algorithms). PACE, Julho de 2004, volume 27 páginas: 976-982

[2] Especificação Aperfeiçoada de um Algoritmo de Detecção de Arritmia ICD em Duas Câmaras pelo Critério de Estabilidade de Batimento (Enhanced Specificity of a Dual Chamber ICD Arrhythmia Detection Algorithm by Rate Stability Criteria). R Mletzko, F Anselme, D Klug, W Schoels, R Bowes, N Iscolo, R Nitzsche, N Sadoul. Em Nome dos Investigadores do "Estudo Slow VT". PACE Agosto de 2004;27:1113-1119

[3] Doença Cardiovascular e Estatísticas de AVC (Heart Disease and Stroke Statistics) - 2005 Atualização, Associação Americana do Coração (American Heart Association).

FONTE Sorin Group 20/05/2005 CONTATO: Marilena Giavara, Diretora de Comunicações Corporativas & Relações com Investidores, +39-02-6332201, marilena.giavara@sorin.com, ou Laura Villa, Gerente de Relações com Investidores, +39-02-6332316, laura.villa@sorin.com, ou Fred Hrkac, Vice Presidente de Marketing Global, Unidade de Negócios de CRM, +33-1-46013362, fred.hrkac@sorin.com, todos do Sorin Group Web site: http://www.sorin.com

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: GRUPO SORIN

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar