Saúde no trabalho dos jornalistas


Saúde no trabalho dos jornalistas

Fenaj promove Encontro Nacional de Saúde do Jornalista em junho

A Fenaj vai promover nos dias 9 e 10 de junho, em São Paulo (SP), o Encontro Nacional de Saúde do Jornalista. O evento tem como tema “Qualidade de vida é a nossa pauta” e está sendo realizado com apoio do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho/CUT. O objetivo é reunir diretores dos sindicatos filiados para discutir a construção da política nacional de saúde no trabalho dos jornalistas.

A primeira parte do evento será destinada à divulgação dos conceitos básicos sobre saúde do trabalhador, os aspectos legais (legislação) e a responsabilidade do Estado. Num segundo momento serão realizados painéis sobre a política de promoção da saúde nos locais de trabalho, a partir da intervenção dos trabalhadores. O encontro será finalizado com a construção coletiva de um plano de ação a partir das demandas apresentadas pelos participantes e das informações que serão colhidas por meio de um questionário a ser enviado antecipadamente aos sindicatos filiados.

A luta pela saúde do trabalhador é hoje um dos principais desafios do movimento sindical. As transformações no mundo do trabalho, principalmente as inovações tecnológicas, a cobrança por produtividade, o acirramento da competitividade, a tentativa de desregulamentação de conquistas trabalhistas e outras formas de precarização das relações de trabalho trazem sérias conseqüências para a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Ao realizar esse Encontro, a Fenaj pretende discutir não apenas o adoecimento da categoria, mas estimular ações de intervenção no local de trabalho como forma de minimizar os efeitos da organização do trabalho no mundo capitalista sobre a saúde e qualidade de vida dos jornalistas.

Como participar

O evento é aberto. É importante que cada sindicato garanta a participação de, no mínimo, uma pessoa. A proposta é, a partir deste encontro, criar um coletivo para encaminhar a política de saúde em conjunto com o Departamento de Saúde e Previdência da Fenaj. Assim, é importante que o representante de cada sindicato no encontro seja a pessoa que vai dar prosseguimento a esse trabalho no seu Estado.

Os custos com passagem, hospedagem e alimentação ficarão por conta de cada sindicato. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo está negociando pacote com desconto em um hotel da capital paulista. Em breve teremos outros informes. Lembramos, por fim, que o encontro vai preceder a reunião do Conselho de Representantes da Fenaj – que acontecerá no dia 11 de junho.

Saudações sindicais

Sueli de Freitas (suelidefreitas@uol.com.br)

e Guto Camargo (gutocamargo@sti.com.br)

Departamento de Saúde e Previdência da Fenaj

Voltar