ASTÉRIX & OBÉLIX CONTRA CÉSAR


Astérix & Obélix

Longa-metragem em co-produção, "Astérix & Obélix contra César" (Astérix & Obélix - França-Alemanha-Itália -1999 - de Claude Zidi), inspirado na história em quadrinhos criada por Albert Uderzo e René Gosciny, em agosto de 1959, é uma comédia dramática, histórico-política, romântica e de muita ação, além de momentos de suspense que prenderão a atenção do público adulto e dos adolescentes.

Com uma bela fotografia, inúmeros efeitos especiais e texto crítico sobre o Império Romano enfrentando a resistência corajosa de um povoado galês, o filme teve um orçamento de mais de 48 milhões de euros, tornando-se a produção mais cara do cinema europeu já realizada até esta data. Nas primeiras semanas de exibição na França, arrecadou o suficiente para cobrir aquela quantia, passando a lucrar com as bilheterias subseqüentes, inclusive em outros países da Europa.

Ao lançamento seguiu-se uma grande campanha de divulgação, que destacou os nomes do elenco: Gérard Dépardieu, Roberto Benigni, Christian Clavier e Laetitia Casta.

O roteiro enfatiza astúcia, coragem e sentimentos de amizade e amor.

Segundo declarou Dépardieu: "Eu, particularmente, acredito no amor, prefiro o amor, creio mais no amor que no ódio, gosto de admirar as pessoas, e por isso não tive trabalho em criar meu Obélix, porque acredito na beleza que ele vê nas coisas". 

Em 21 semanas de filmagem, com 60 atores, l.495 figurantes, 5.200 metros quadrados de grama artificial, 10,5 toneladas de pintura, cera e verniz, 398 animais para o circo romano e outros 61 para o povoado galês, a produção de "Astérix & Obélix contra César " conseguiu atingir seus objetivos: contar uma aventura de forma inteligente, provocando risos e reflexão poética sobre os personagens - alguns, encantam por sua ingenuidade. 

Vale a pena ver e repetir! 

Assisti ao filme no cinema, mas a obra também pode ser encontrada em vídeo - Paris Vídeo

Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária

Volta