Theresa Catharina de Góes Campos

  ATRAINDO GINA

Sob o impacto da morte de uma amiga da adolescência, a diretora  Hannah Weyer escreveu o roteiro de "Atraindo Gina" (Arresting Gina, EUA, 1997 - 90'), exibido nos Festivais de Sundance e Berlim no mesmo ano de sua produção. A protagonista tem a mãe hospitalizada por doença grave e num coma profundo. Com 16 anos de idade, a moça divide o seu tempo entre o trabalho em um salão de beleza e a conversa com alguns vizinhos e amigos que lhe parecem monótonos. Em casa, está o seu tio, que apesar de lhe tratar com cordialidade, não consegue estabelecer um clima de boa comunicação. A solidão íntima de Gina é transformada por Jane, delinqüente que fugiu da prisão e continua atraída por negócios ilícios, seu irmão (Sam Rockwell) que prefere manter distância dela e os companheiros traficantes.

Aesha Waks interpreta Gina, a jovem decidida a ser amiga de Jane (Summer Phoenix, irmã dos atores River e Joaquin).
Nas palavras de Hannah Weyer, o filme "traz à tona conflitos e situações que a maior parte das pessoas já enfrentou ou vai enfrentar".
Na verdade, isso bem se aplica à juventude contemporânea, obrigada a conviver em meio a gangues. Quando a família está desestruturada, o problema se agrava.

Destaque para: a direção, interpretação, o roteiro e, sobretudo, o tema. (Comparar com o filme "Juventude Transviada" (Rebel without a cause - EUA, 1955, de Nicholas Ray), com James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo.) 

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.