Theresa Catharina de Góes Campos

  A TRAPAÇA

Dirigido e com roteiro de David Mamet, "A Trapaça" (The Spanish Prisoner - EUA, 1998 - 110') agrada como um ótimo thriller, do início ao fim, ao narrar a história de um jovem inventor, interpretado por Campbell Scott.
Ben Gazzara faz o dono da empresa que está negociando a fórmula no mercado, ao mesmo tempo que deixa o autor da descoberta aguardando a sua devida recompensa financeira. Steven Martin também integra o elenco, num papel bem atual. A principal intérprete feminina é Rebecca Pidgeon.
Filmado em apenas 38 dias, "A Trapaça",  quinto longa-metragem escrito e dirigido por David Mamet, foi exibido pela primeira vez em janeiro de 1998, no Festival de Sundance (EUA).

Destaques: a trama, os diálogos e os personagens, realisticamente inseridos em contexto atual, onde as aparências enganam, tornando a vida difícil e perigosa até mesmo para uma pessoa inteligente e moderna.
Ação e suspense num filme sem qualquer tipo de "apelação" (de sexo ou violência).

Considero a escolha do título em português um erro, pois o título original, The Spanish Prisoner ( O Prisioneiro Espanhol), tem a vantagem de manter os mistérios do roteiro, ao invés de, antes mesmo do filme ser iniciado, deixar o público esperando uma trapaça acontecer.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.