Theresa Catharina de Góes Campos

  A TRÉGUA

Sob a direção de Francesco Rosi e com elenco de competência liderado pelo excelente John Turturo, "A Trégua" (França/Itália/Suíça, 1997 - 109') é um filme pacifista. Mostra a tragédia da Segunda Guerra Mundial sem que a temática principal sejam os combates, e sim, a sofrida volta para casa de prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

Libertados pelos russos, os sobreviventes enfrentam inúmeras e grandes dificuldades, em sua confusa peregrinação para reencontrar a família.
Traumatizados, carentes de tudo, eles passam pelos mercados negros de Cracóvia e pelos campos de reassentamento de Katowice, acompanhando os movimentos dos comboios do Exército Vermelho.

São de origens diversas: italianos, poloneses, alemães, tchecos, franceses, gregos, judeus e não-judeus. Heróis e traidores, fazendeiros e ladrões, intelectuais e ciganos reunidos pelo drama da guerra, atravessam a Europa Central, "redescobrindo o mundo e a vida, fazendo o necessário para sobreviver".

Inspirado em história real, já contada em livro autobiográfico por Primo Levi, o filme comove do início ao fim; destacam-se, além da direção, interpretação, produção, o roteiro, a fotografia e a trilha sonora.
Jovem químico italiano, o escritor pouco a pouco vai semeando de amizade as suas lembranças dolorosas do campo de concentração. Os pequenos atos cotidianos permitem o renascimento da esperança, capaz de realizar os pequenos "milagres" da vida.

Theresa Catharina de Góes Campos

Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser visto em vídeo (Europa Filmes).
 

Jornalismo com ética e solidariedade.