Theresa Catharina de Góes Campos

  BOSSA NOVA

Comédia romântica, contemporânea, dirigida com nostalgia por Bruno Barreto, " Bossa Nova" (Brasil, 2000 - 97 min.) é protagonizada pela atriz norte-americana Amy Irving e por Antonio Fagundes, um ator de destaque na TV, no teatro e cinema brasileiros.

Filme dedicado a Tom Jobim e François Truffaut, encanta por sua trilha sonora envolvente e bela fotografia de cartão postal, revelando entusiasmo, paixão e nostalgia pela beleza do Rio de Janeiro, cidade cujas atrações turísticas têm renome internacional. Inspirado na história de Sérgio Sant´Anna - " Senhorita Simpson" -, o roteiro foi desenvolvido como crônica urbana de costumes tipicamente brasileira (para não dizer carioca...).

Aos dois personagens principais - a professora de inglês (Amy) e o advogado (Fagundes), recém-separado da mulher (papel de Debora Bloch) - outros foram acrescentados: a estagiária universitária no escritório de advocacia; o irmão alfaiate (Pedro Cardoso) do advogado apaixonado ; o jogador de futebol Acácio (Alexandre Borges, também muito atuante nos palcos, na televisão e diante das câmeras cinematográficas) e seu agente.
Um momento especial é quando Juan, o pai alfaiate, conversa com o filho mais velho sobre o som que os tecidos têm, quando manuseados com eficiência e atenção. Um diálogo encantador.

Nas palavras do diretor: "Boas maneiras tornam a vida mais fácil, mais cheia de graça. Juan é a saudade de um outro jeito, não só de vestir como de ser." (Ícaro - abril / 2000)

Algumas cenas usam de humor vulgar e de linguagem chula, talvez para fazerem o filme mais ao gosto popular, acostumado aos programas cômicos na TV.

"Bossa Nova" é uma produção agradável, charmosa (como seus intérpretes principais) e divertida. Os espectadores saem alegres, ainda embalados pela música.

Com qualidades técnicas e comerciais inegáveis, " Bossa Nova" estréia esta semana nos EUA, em 50 (cinqüenta) salas, distribuídas por 30 (trinta) cidades, simultaneamente, em 14 (quatorze) Estados norte-americanos.

Brasília, 03 de abril de 2000

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.