Theresa Catharina de Góes Campos

  CARTAS NA MESA

Com elenco de primeira (Matt Damon, Edward Norton, John Malkovich, Martin Landau, John Turturro e Gretchen Mol), "Cartas na Mesa" (Rounders - EUA, 1998 - de John Dahl) tem, como personagens principais, jogadores profissionais de pôquer, que atuam em Nova York: dois amigos - um deles, estudante de Direito, luta para deixar o vício; o outro, sai da cadeia disposto a continuar.

Dirigido e interpretado com eficiência, o roteiro do filme levaria à conclusão de que "não podemos fugir do que somos", principalmente porque o destino " não nos deixaria escolha".

Cabe aos pais, responsáveis e educadores orientarem sobre a possibilidade de recuperação dos viciados em jogos, recorrendo a associações de Jogadores Anônimos, e/ou psicólogos e psiquiatras. O público sem interesse por jogo de cartas talvez considere demasiado o número de cenas de pôquer. Por conta de cobrança de dívidas e brigas por causa de fraudes nas partidas, há clima e atos de violência.

Na retratação do drama vivido por viciados, seus familiares e amigos, o filme é bastante realista.

Destaque para a personagem feminina que mostra amor com equilíbrio emocional, recusando-se a se deixar destruir pela falta de controle do ser amado.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.