Theresa Catharina de Góes Campos

  CLOSE-UP

Misto de ficção e documentário, "CLOSE-UP" (Nama-ye Nasdik, Irã - 1990 - 100 min.), de Abbas Kiarostami ("Onde é a casa de meu amigo" e "Através das Oliveiras"), obteve o Prêmio Especial do Júri, no Festival Internacional de Fajr (Teerã).

Homem pobre e desempregado, cinéfilo entusiasmado pelos filmes de Mohsen Makhmalbaf ("O Ciclista" e " Salve o Cinema"), finge ser o cineasta famoso, assim se apresentando para uma família rica. Quando é preso, por desconfiarem de sua história, e levado ao tribunal, o roteiro desvenda, com muita sensibilidade, o drama da pessoa sem condições sócio-econômicas de realizar os seus anseios mais profundos, a grande tristeza de não poder desenvolver o seu potencial.

Obra humana, pungente, "Close-up" também aborda a questão do perdão e os valores religiosos do islamismo. E faz uma homenagem singela ao cinema, especialmente ao diretor Mohsen Makhmalbaf.

Destaques: roteiro; temas e personagens; ambientação; direção; a participação do cineasta Makhmalbaf ; e as cenas finais.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.