COPACABANA


Copacabana

Comédia dramática urbana contemporânea e documental, "Copacabana" (Brasil, 2001 - 90 min.) é o terceiro filme produzido e dirigido pela atriz Carla Camurati, que também escreveu o roteiro. O filme custou R$2,7 milhões. Celebra o bairro mais famoso no Rio de Janeiro, que abriga o maior número de pessoas acima de 50 anos de idade.

No elenco, estão: Marco Nanini (o protagonista), Laura Cardoso, Walderez de Barros, Camila Amado, Ilka Soares, Renata Fronzi e Rogéria (esta, interpretando ela mesma).

Os personagens, vivendo a sua história, contam igualmente o desenvolvimento do local, a evolução sócio-político-econômica, os bailes animados do Copacabana (1923-1946), as comemorações, os momentos de alegria. Com realismo e poesia. O carnaval e a vida na praia, as cenas e fotos recuperadas de arquivos sobre ações de revolucionários da época são temas do filme e, ao mesmo tempo, cenário para os anos que levam os personagens da infância à terceira idade e à morte.Humor, melancolia, entusiasmo e saudade se alternam.

E aprendemos com esta obra da diretora Carla Camurati (como ela também aprendeu) que o nome do bairro cantado em prosa e verso originou-se de uma santa de feições e tradição indígenas, vinda de Copacabana, cidade boliviana!

"A procissão que aparece no filme é autêntica. Filmamos no Santuário de Nossa Senhora de Copacabana às margens do Lago Titicaca."

Destaques: produção, direção, interpretação, roteiro, trilha sonora, pesquisa.

(Recomendo assistir ao segundo filme de Carla Camurati, que custou R$350 mil, uma ópera filmada, engraçadíssima - "La Serva Padrona", em que vemos uma criada se mostrar inteligente, assertiva e realista, em seu relacionamento com o patrão.)

Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária

Volta