Theresa Catharina de Góes Campos

  DOIS CÓRREGOS - VERDADES SUBMERSAS NO TEMPO

Esbanjando uma belíssima fotografia e muita sensibilidade, "Dois Córregos" (Brasil, 1999 - 112 min.) é o décimo longa-metragem de Carlos Reichenbach.

Inspirado no drama pessoal do padrinho do diretor, militante político refugiado (1969) em uma casa de fazenda, às margens da represa Billings, em São Paulo, o filme é narrado em flashback pela sobrinha do protagonista, Ana Paula (Beth Goulart), décadas mais tarde. "Já adulta, relembra o episódio e o fascínio que o tio exercia sobre ela."

São reminiscências dos dias que ali passou, com sua irmã de criação - interpretada por Ingra Liberato -, a sobrinha adolescente e uma amiga pianista (Luciana Braga), filha de general; e a caseira, envolvida com um Capitão do Exército.

Os temas abordados: a repressão política do regime militar a partir de 1964; o sofrimento do protagonista (Carlos Alberto Riccelli), com a separação dos filhos pequenos que sonha reencontrar; os processos de alienação e conscientização; o despertar do desejo; os conflitos familiares.
Intimista, elaborado e profundo, na forma e no conteúdo, "Dois Córregos" tem trilha sonora original de Ivan Lins, além de obras de Schubert e César Frank.

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo - Versátil.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.