Theresa Catharina de Góes Campos

  DON JUAN DE MARCO

Sobre "Don Juan de Marco" (Don Juan DeMarco - EUA,1995 - 95 min), drama existencial dirigido por Jeremy Leven, enfatizo que se trata de um filme comercial para jovens e adultos que se interessam por assuntos psicológicos, românticos e sensuais num formato acessível.
Tem mensagem direta, explícita, sobre a importância predominante do amor, que pode dar sentido a toda uma vida, desde que as pessoas envolvidas compreendam o significado para a sua existência e se decidam por realizar os seus sonhos, mostrando-se capazes de serem fiéis a seus sentimentos.

O coração, a imaginação, a fantasia são instrumentos eróticos, afetivos,existenciais.

Outros destaques: a produção, o elenco (Marlon Brando, Johnny Depp, Faye Dunaway, Rachel Ticotin e Talisa Soto), a fotografia e a trilha sonora.
Em Los Angeles, rapaz (Johnny Depp) que usa máscara negra, dizendo ser o lendário Don Juan ("o maior amante do mundo"), ameaça pular de edifício. O motivo: não poder suportar o sofrimento, a rejeição como efeitos de uma desilusão amorosa. O psicanalista Jack Mickler, interpretado por Marlon Brando, é solicitado para tratar o jovem perturbado por sua imaginação romântica.

No decorrer das sessões de tratamento, paciente e médico interagem psicologicamente, de tal modo, que os relatos de conquistas do "Don Juan" levam o profissional a refletir criticamente sobre a sua vida, o relacionamento com a esposa, as emoções perdidas.

Diante das atitudes determinadas do jovem, o psicanalista reavalia suas próprias atitudes.O redescobrimento da paixão, como a arte de amar a vida e o amor que lhe dá alento e razão, significam a possibilidade de se recuperar o que parecia perdido para sempre.

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas também pode ser encontrado em vídeo - Paris Vídeo.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.