Theresa Catharina de Góes Campos

  DR. DOLITTLE 2

Comédia familiar, contemporânea, filmada com lente anamórfica (35mm=70mm), e apresentando bonita fotografia em cenas externas, "Dr.Dolittle 2 "(idem, EUA, 2001 - 88 min.Steve Carr) é protagonizada por Eddie Murphy com eficiência e naturalidade no personagem do médico que conversa com animais de todos os tamanhos.Ele vive em San Francisco, com a esposa advogada e duas filhas - uma família que reclama do pouco tempo que o médico dedica ao lar, por viver tão ocupado com seus pacientes, humanos e outros seres do reino animal. A filha mais velha, com 16 anos de idade, já se mostra difícil no dia-a-dia, o que requer mais atenção dos pais. Para surpresa (!) de Dr.Dolittle, ela já tem namorado e quer uma vida própria, independente, longe dos parentes mais próximos, sonhando com a universidade (bem longe da casa de seus pais...).

No elenco, acompanham Eddie Murphy os atores:Jeffrey Jones, Kristen Wilson e Kevin Pollak. Desde os créditos iniciais, começamos a rir, ao vermos Dr. Dolittle reunido com animais deprimidos por não terem uma família. O médico os incentiva: "- Vamos repetir: quero ser amigo de alguém."

Os dramas ecológicos do roteiro (inspirado nas histórias de Dr. Dolittle, de Hugh Lofting), tratados com muito humor, fazendo jovens e adultos rirem, incluem salvar uma floresta, seus animais e até uma espécie de urso em extinção. Entre os temas abordados, a denúncia sempre atual da exploração e comercialização dos animais de circos e zoológicos.
Destaques: produção, fotografia, temas e personagens, trilha sonora; o trabalho dos treinadores de animais e dos dublês; os efeitos especiais; a presença em cena de 70 (setenta) espécies diferentes da vida animal.

"Lobos, girafas, gambás, guaxinins, cães e corujas, todos apinhados nos estúdios da Twentieth Century Fox, aguardando pacientemente por seus close-ups e pela direção de Steve Carr (ou de seus respectivos treinadores). Um animal que faz sua estréia no cinema com Dr. Dolittle 2, porém, destacou-se: Tank, um urso de 2,10 metros de altura e 360 quilos que foi o escolhido entre 50 competidores para o cobiçado papel de Archie, o possível salvador de uma floresta ameaçada. (...)Tank é realmente especial. Às vezes, era difícil perceber que ele é um urso, e não, um ser humano."

(Recomendo ver, também, Dr. Dolittle 1, de 1998, que rendeu mais de US$290 milhões e foi também protagonizado por Eddie Murphy.)

Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.