EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA


Em busca da terra do nunca

Programação familiar excelente para todas as idades, "Em busca da terra do nunca" (Finding Neverland - EUA, 2004 - 106 min. - de Marc Forster ) tem elenco de fama e competência: Johnny Depp, Kate Winslet, Dustin Hoffman e Julie Christie.

Inteiramente filmado na Inglaterra e inspirado em história real, o roteiro sensível do estreante David Magee é uma versão da peça teatral de Allan Knee - "The man who was Peter Pan" ( O homem que foi Peter Pan ). Filme lindo, comovente e digno, sobre o escritor James M. Barrie e a gênese de sua obra literária e o processo de criação de seus personagens mais célebres.

Há drama e fantasia;solidariedade, humor, amizade e amor, nas cenas em que personagens adultos e crianças enfrentam situações difíceis e as perdas comuns à vida, em meio a mudanças de situação que lhes são impostas, exigindo uma adaptação rápida.

Aspectos realistas da narrativa incluem os problemas financeiros da viúva Sylvia Davies ( Kate Winslet), mãe de quatro filhos.Com a morte do genro advogado, a avó autoritária (Julie Christie) precisa ajudar na sobrevivência da filha e dos netos. E tudo isso agrava a tragédia da orfandade, causadora de problemas emocionais nas crianças.

"Em busca da terra do nunca" é "uma fábula emocional de intensa plasticidade, que explora os significados da maturidade e da responsabilidade (...) A tristeza, a fuga da realidade e a aversão ao mundo adulto se refletem nas verdades internas, tanto do filme quanto da peça encenada." ( Christian Petermann)

Entre outros temas abordados: preconceitos sociais e a falta de comunicação no relacionamento conjugal; a infidelidade; os objetivos literários do dramaturgo e a busca do sucesso financeiro pelo produtor;as calúnias dos invejosos que desejam atingir as pessoas de sucesso e prestígio.

E, de fato, os adultos precisam, devem perdoar, no dia-a-dia, as eventuais acusações infantis, cuja manifestação magoa fundo. Sentindo-se incompreendidas, em circunstâncias que também escapam à sua compreensão ou capacidade de aceitação, as crianças se queixam, generalizando:

"Os adultos só fazem mentir."

Os destaques do filme: produção, direção, interpretação; o elenco infantil; montagem, roteiro, direção de arte;fotografia, locações externas ( como os jardins Kensington, em Londres ); cenografia, figurinos, adereços, penteados; trilha sonora de Jan A. P. Kaczmarek; efeitos especiais; maquiagem; objetos de cena; trilha sonora dos créditos finais.

Na visão lírica e romântica da Terra do Nunca, o sonho com esse lugar maravilhoso teria o poder de amenizar os sofrimentos humanos, especialmente das crianças que se recusarem a crescer, fugindo da maturidade cercada de restrições, limites e responsabilidades sociais.

"O primeiro sorriso de um bebê faz nascer uma fada."

Johnny Depp ( James M. Barrie ) e Kate Winslet estão charmosíssimos em seus papéis:elegantes, lindos e muito atraentes. Na troca de olhares, nos gestos e na generosidade da convivência, a experiência do amor que tudo transforma, inclusive as sombras da existência humana. O clima dos acontecimentos que protagonizam é de nostalgia antecipada, de melancolia diante de uma realidade que não conseguem mudar de verdade.

"A imaginação consegue muitas coisas, mas não todas."

Mas para sobreviver às armadilhas do tempo, o recurso dos sonhos pode ser um bálsamo para o coração. No diálogo que encerra o filme, James ensina ao garoto Peter ( o caçula interpretado pela revelação Freddie Highmore) como ele pode aprender a reavivar e conservar para sempre a imagem querida de sua mãe por meio da imaginação. E assim, jamais perder essa lembrança tão preciosa para ele.

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 24 de fevereiro de 2005

----------------------------------------------

Theresa Catharina:

(...) Meus cumprimentos pelo excelente comentário do filme "Em busca da terra do nunca", de Marc Foster
(...)

Abraços,
Reynaldo Domingos Ferreira
Brasília, 21 de setembro de 2005

Volta