Theresa Catharina de Góes Campos

  A ERA DO GELO

Um desenho animado moderno, com personagens originais e belos cenários, "A Era do Gelo" (Ice Age - EUA, 2002 - scope - dolby -75 min.) tem direção de Chris Wedge e co-direção do brasileiro Carlos Saldanha ( é seu primeiro longa-metragem de animação). Com tecnologia de ponta, totalmente digital, levou três anos para ser concluído. Os realizadores fizeram pesquisas no Museu Americano de História Natural, de Nova York, cujo acervo inclui peças da era do gelo.

Suas qualidades técnicas e de conteúdo atraem público de todas as faixas etárias: produção, efeitos especiais, fotografia (cor DeLuxe), trilha sonora ( música de David Newman); travellings emocionantes; montagem; os desenhos na apresentação dos créditos finais; o roteiro dinâmico - ação, suspense, emoção e diálogos criativos, com humor e naturalidade de reações a atitudes e circunstâncias.

E como as crianças demonstram gostar da história e compreendem o seu desenvolvimento sem dificuldade, num autêntico processo de identificação com os sentimentos dos personagens, como objetivaram os criadores de "A Era do Gelo"!

Produção conjunta da Fox e dos Blue Sky Studios, esta animação digital foi lançada no Brasil somente em cópias dubladas, destacando-se o nível de excelência da versão em português.

Para a divulgação do filme, houve a distribuição mundial de 750 gravuras exclusivas (55 cm x 40cm), criadas pelo "character designer" Peter De Seve. O artista foi ilustrador de revistas e jornais americanos, no início de sua carreira. Nas duas últimas décadas, colaborou na ilustração de livros e nos desenhos animados da Disney, Dreamworks e Pixar. "O Príncipe do Egito" e "Mulan" estão entre os destaques de seus trabalhos para o cinema.

Quatro animais protagonizam as aventuras: o Mamute rabugento (Manfred/Manny), dublado por Diogo Vilela; um Tigre Dente de Sabre (Diego), dublado por Márcio Garcia; o Bicho Preguiça atrapalhado (Sid), na voz de Tadeu Mello; e um Roedor (Scrat), mistura de esquilo com rato, aparentemente lutando sozinho contra o azar, mas disposto a tudo para sobreviver e conseguir enterrar uma preciosa noz. Sobe a geleira com muita dificuldade e, ao quebrar o iceberg, inicia o período que muda a superfície terrestre, provocando a migração de Norte para o Sul.

Eles experimentarão uma série de aventuras e perigos, atravessando paisagens geladas, traiçoeiras (avalanches, funis de gelo, lagos de lava vulcânica).

O bebê humano Roshan, que vão proteger, vivia antes com a família, cercado pelo amor de seus pais, atentos a seu bem-estar, carinhosos e devotados um ao outro. A mãe da criança enfrentou animais ferozes para defender o pequenino.

O ser humano com a sua fragilidade, lutando contra lobos e tigres, na imensidão das paisagens geladas. A saudade do pai, procurando por seu filho. A gratidão do caçador, quando os animais lhe devolvem o bebê. Nos braços do pai, o pequeno se aquece e demonstra estar feliz.

A mudança de cenário ocorre após a era glacial, com o aquecimento da terra, vinte mil anos depois, propiciando aos desenhistas a oportunidade de colorir a tela com palmeiras enfeitando a paisagem tropical.

Repetindo a pergunta existencial do replicante, no seminal "Blade Runner - o caçador de andróides" (de Ridley Scott), Scrat quer saber a verdade:

"- Por que você salvou a minha vida, arriscando a sua?

- Porque, em um grupo, cada um cuida do outro."

Quando a humanidade assiste, em desespero e desalento, ao eclodir de batalhas e matanças inaceitáveis, nada mais confortador que ouvir essa resposta, indicando a necessidade de cada um de nós viver como o guardião da vida de nosso próximo.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.