São Dimas (o bom ladrão)


SÃO DIMAS

"Santos, tecnicamente, são todos aqueles que foram para o céu. Mas os santos canonizados pela Igreja Católica são aqueles que já foram para o céu durante sua vida terrena, e se tornaram uma manifestação mais clara de Deus, elevando espiritualmente toda a comunidade dos fiéis.
Por eles Deus opera milagres, e é a eles também que se pode pedir uma intercessão para obter alguma graça. Suas vidas são exemplos para toda a humanidade." (http://vida.de.santos.vilabol.uol.com.br/)

São Dimas (o bom ladrão)
Mártir
Comemoração: 25 de Março

São Dimas era um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo. Um dos ladrões diz que Jesus deveria provar que era o Messias salvando-os. Dimas o responde, dizendo que se ele não teme a Deus, merece a condenação. E pede que Jesus se lembre dele. Ao que Jesus responde "Hoje estarás comigo no paraíso." (Lc. 23:43). Isto é suficiente para que tradicionalmente se considere que sua salvação estava garantida.
Sua comemoração foi marcada para o dia 25 porque é a data que se calcula que tenha sido a crucifixão.

Nada se sabe ao certo sobre o passado de Dimas. Uma lenda conta que ele e o outro ladrão crucificado estavam entre um bando de ladrões que encontrou com a Sagrada Família no caminho para o Egito e que Dimas, percebendo que aquela era uma família especial, deixou que passassem sem lhes fazer mal.

São Dimas é padroeiro dos prisioneiros condenados, dos prisioneiros no corredor da morte e ladrões reformados.

ORAÇÃO: São Dimas, que tivestes a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus Crucificado esta palavra d salvação: hoje estarás comigo no Paraíso, e que cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: "SENHOR, LEMBRAI-VOS DE MIM QUANDO ENTRASTE EM VOSSO REINO" e alcançaste a num santo e num mártir; glorioso SÃO DIMAS, a vossa fé viva e a nossa contradição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça.

Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e sobretudo na hora da morte.

E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção. Ó Dimas, fostes o bom Ladrão que, roubando o céu e conquistando o Coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos.

Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e morto para nossa salvação, possamos Ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO".

NOVENA: São Dimas, a vossa confiança vos salvou na hora derradeira, e de grande pecador e criminoso que fostes, num instante, a misericórdia de Jesus vos transformou num grande Santo.

Lembrai-vos de mim, pobre pecador como vós, e talvez maior do que vós, porque tenho abusado tanto da graça e ofendido tanto a Jesus Crucificado e morto por meu amor!

Pelas chagas do Divino Salvador no Calvário, pelas dores e as lágrimas de vossa Mãe, Maria Santíssima, alcançai-me a graça que ardentemente vos suplico; valei-me em minha afiliação e em minhas necessidades temporais e espirituais! Assim seja.

Padre Nosso, Ave-Maria e Gloria Patri.

JACULATÓRIA – São Dimas! Pelas chagas de Jesus Crucificado Na vida e na morte seja eu justificado.

São Dimas, vistes no Calvário Jesus abandonado, desprezado e blasfemado, e naquele vosso Companheiro de patíbulo e de infâmia, reconheceu, num ato heróico de fé e numa confiança ilimitada, o Messias prometido e o Salvador do mundo.

Quando foi grande vossa fé! E eis que a uma súplica vossa de perdão, se abrem os tesouros da misericórdia do Coração agonizante de Jesus, e vos transformam num Santo.

Impetrai-vos esta fé viva e ardente, e vinde em socorro de tentos infelizes pecadores incrédulos que blasfemam e desprezam a misericórdia de nosso Deus crucificado.

Convertei-os por vossa valiosa intercessão, e, se for da vontade de Deus, alcançai-me a graça que ardentemente vos suplico!

Volta