Theresa Catharina de Góes Campos

 

Premiado como o melhor documentário no Festival de Biarritz (Espanha) e selecionado para ser apresentado nos Festivais de Amsterdam e Cuba, “Fé” (Brasil – 1999 – de Ricardo Dias- 91 min.), mostra a diversidade religiosa do povo brasileiro, a sua fé que se manifesta de muitas formas, com intensidade admirável apesar das inúmeras e grandes dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pleno de carências e necessidades.

O filme começa com a festa de Nossa Senhora do Círio de Nazaré, em Belém do Pará; e vai continuar apresentando o que o diretor explica tratar-se de “uma pequena mostra” das manifestações religiosas encontradas em todas as regiões de nosso país. De formação católica, Ricardo Dias afirmou ter recorrido à ajuda de várias pessoas e, “com muito respeito”, entrou “no universo de outras crenças”.

É uma viagem pelo Brasil, em contexto eclético, de sincretismo, orientada e de conformidade com os valores da fé, em pelo menos três dimensões do tempo (os fundamentos do passado, as questões do presente, as perspectivas, as visões do futuro).

Destaques: temática, roteiro, entrevistas, fotografia e trilha sonora.
A Festa do Senhor do Bomfim, em Salvador; as manifestações religiosas em Juazeiro, no Ceará; e o espiritismo, no Triângulo Mineiro – são cenas comoventes, a refletirem a importância da fé na vida do povo brasileiro.

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas também pode ser encontrado em vídeo Europa Filmes.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.