Theresa Catharina de Góes Campos

 
FORMIGUINHAZ

Fábula para o público infanto-juvenil, e também para os adultos, com 83 minutos de duração, é dirigida por Eric Darnell e Tim Johnson.

Com as vozes de Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman, Sylvester Stallone e Anne Bancroft, o filme é um trabalho de computação gráfica de alto nível.

A história enfatiza a importância do indivíduo que se recusa a ser conduzido pelo poder, a despeito das pressões que enganam e amedrontam toda a coletividade, induzindo-a, inclusive, a praticar atos que vão lhe ser prejudiciais.

O herói - a formiguinha que decide pensar e ter vontade própria, abandonando o conformismo confortável para descobrir seu potencial de liderança e assumir atitudes corajosas - descobre ser capaz de mudar as circunstâncias. Tudo começa quando se apaixona pela princesa Bala (voz de Sharon Stone).

Os diálogos são inteligentes; os atores fizeram um ótimo trabalho com as suas vozes; a temática dos líderes ditatoriais que ignoram os direitos humanos continua, infelizmente, atual. Assim como a questão da exploração das massas operárias.

Destaque para a mensagem de solidariedade, que vai contribuir para evitar a desintegração da comunidade, revolucionando o status quo que parecia eterno, imutável.

Theresa Catharina de Góes Campos
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.