GRANDES ESPERANÇAS


Adaptação livre do romance homônimo de Charles Dickens, o roteiro de "Grandes Esperanças" (Great Expectations - EUA, 1997 - de Alfonso Cuarón) situa-se na atualidade, com personagens na Flórida e em Nova York.

O filme renova o nosso entusiasmo pela estética cinematográfica, ao nos oferecer uma belíssima fotografia e nos contar uma história de amor cercada de dificuldades, criadas, principalmente, pelo medo de amar.

As recordações do protagonista, Finn Bell, interpretado de forma pungente por Ethan Hawke (astro de "Gattaca - uma experiência genética"), são intensamente dolorosas. Sua paixão por Stella vai percorrer um caminho de várias encruzilhadas. Ela (Gwyneth Paltrow) cresceu isolada, num casarão em ruínas, na companhia de uma tia enlouquecida, amargurada por desilusões afetivas (Anne Bancroft, no papel da rica senhora Dinsmoor).

A bondade - outro tema característico das obras de Charles Dickens - também enobrece o conteúdo do filme. Presentes de forma simples, quase invisível e misteriosa, os atos bondosos revelam-se decisivos, transfiguradores de acontecimentos e pessoas.

Destaques: a produção; a interpretação de Robert De Niro e dos demais membros do elenco; a trilha sonora.

Theresa Catharina de Góes Campos

Volta