Theresa Catharina de Góes Campos

  INSTINTO

Drama contemporâneo psicológico, com ação, violência e suspense, "Instinto" (Instinct - EUA, 1999 - 127 min.), de Jon Turtetaulb, protagonizado pelos vencedores do Oscar¸ Anthony Hopkins e Cuba Gooding Jr., assinala os conflitos desumanos que acontecem diariamente nas prisões.

Antropólogo acusado de assassinatos precisa ser avaliado quanto a seu grau de racionalidade e responsabilidade. O psicólogo que se oferece para o trabalho está motivado por grandes ambições profissionais. O prisioneiro estava sem falar, protestando com o silêncio. Sua esposa e sua filha mostram-se profundamente magoadas com a sua ausência de anos, além de aterrorizadas por seus atos violentos, precedidos por sua indiferença para com a família.

Mas a temática principal é a convivência harmoniosa que o cientista conseguiu, ao aproximar-se de um grupo de gorilas; segundo ele explicou ao psiquiatra, sentiu estar vivendo como o homem primitivo em meio à natureza. Quando os caçadores atacam os animais e a ele, que defende os gorilas agredidos sem piedade e sem oportunidade de defesa, o antropólogo entende "estar protegendo a sua família".

Destaques: direção, interpretação (inclusive dos coadjuvantes Donald Sutherland e Maura Tierney); o tema da solidão e da falta de comunicação entre os seres humanos; a mágoa dos entes mais próximos , afastados por causa do trabalho e da decisão do chefe da família; a denúncia das condições desumanas nas prisões (nunca é demais expor esse crime impune); o desrespeito aos animais, o extermínio das espécies.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.