IRMÃS GÊMEAS


 

Irmãs GÊMEAS

Indicado ao Oscar 2004 de Melhor Filme Estrangeiro, o longa-metragem  Irmãs Gêmeas (De Tweeling), do diretor Ben Sombogaart, é baseado no livro homônimo da holandesa Tessa de Loo.

Tudo tem inicio quando Anna (Gudrun Okras), idosa e pobre, procura por Lotte (Ellen Vogel), que está num resort na cidade de Spa, na Bélgica. Anna tenta desesperadamente a reconciliação, mas o tempo mesmo após tantos anos Lotte está relutante em falar com a irmã. Numa longa caminhada que fazem pelo bosque, elas se perdem e não há como evitar o confronto. Uma ouve a história de vida da outra até a última vez que se encontraram.

Tudo começa quando duas irmãs gêmeas de seis anos de idade, são cruelmente separadas após a morte dos pais. Anna (Nadja Uhl) permanece na Alemanha e cresce em circunstâncias difíceis na fazenda de seu tio Heinrich e da esposa Martha. Já Lotte (Thekla Reuten), doente, é levada para o lar amoroso da família Rockanje, na Holanda. Os tios de Anna não a deixam freqüentar a escola para poder ajudar na fazenda, onde é maltratada pela tia Martha. Ela pergunta sempre pela irmã, Lotte, até que a tia tem a crueldade de fazê-la crer que Lotte morreu.

Enquanto isso, Lotte se recupera da doença e cresce no ambiente sofisticado da família Rockanje. Ela escreve várias cartas para Anna e fica triste por nunca receber uma resposta, sem saber que os pais adotivos nunca chegaram a enviar as cartas, temendo perder Lotte se sua família na Alemanha souber que ela está curada.

Na adolescência, Lotte se apaixona por David (Jeroen Spitzenberger), estudante de música, filho de amigos judeus da família. Ela conta a ele que tinha uma irmã gêmea cujo paradeiro desconhece.  Alguns anos depois, pouco antes do início da Segunda Guerra, Lotte descobre a verdade sobre as cartas que escreveu para Anna e decide encontrá-la. Ela descobre o endereço da irmã e escreve uma longa carta para ela.

No esperado encontro, a elegante Lotte fica ligeiramente retraída em função da aparência extremamente simples de Anna. Embora tímidas no princípio, elas logo ficam à vontade e passam a noite conversando e rindo. No dia seguinte, quando estão para se despedir, Lotte mostra a Anna uma fotografia de David. Ao olhar a foto, Anna comenta que por alguns instantes chegou a pensar que ele fosse judeu. E Anna se surpreende ao perceber que isso pareceu incomodar Lotte.

Enquanto a Segunda Guerra Mundial é deflagrada Anna conhece um belo oficial da Suástica, Martin (Roman Knizka) e casa-se. Enquanto os alemães ocupam a Holanda, David é enviado a um campo de concentração e Lotte tem de enfrentar pouco a pouco o medo de que David não sobreviva.

Quando as duas se reencontram algum tempo depois, após a guerra, o distanciamento é inevitável, devido às experiências diversas que viveram na guerra. E Lotte então deixa claro que pretende banir as lembranças da irmã de sua vida para sempre.

Site oficial: http://www.detweelingfilm.nl

Ficha Técnica:

Título Original
:
 De Tweeling
País
: Holanda
Ano
: 2002
Duração
:
129 min.
Estúdio
:
Samsa Film S.a.r.l. / IDTV Film B.V.
Distribuição
:
Miramax Films e PlayArte
Direção
:
 Ben Sombogaart
Roteiro
:
Marieke van der Pol, baseado em livro de Tessa de Loo
Produção
:
Hanneke Niens e Anton Smit
Música
: Fons Merkies
Fotografia
: Piotr Kukla
Desenho de Produção
:
Michel De Graaf
Figurino
:
Linda Bogers
Edição
: Herman P. Koerts
Elenco
: Thekla Reuten, Jeroen Spitzenberger, Roman Knizka, Nadja Uhl, Ellen Vogel, Gudrun Okras, Julia Koopmans, Sina Richardt, Barbara Auer, Margarita Broich, Manfred-Paul Hanig, Janine Horsburgh e Ingo Naujoks.





















 

Volta