LAURA, A VOZ DE UMA ESTRELA

Drama musical urbano, contemporâneo, "Laura,  a voz de uma estrela" ( Little Voice - Inglaterra, 1998 - de Mark Herman - 97 min.) tem um ótimo elenco: Michael Caine, Jane Horrocks, Ewan McGregor e Brenda Blethyn.

A personagem principal é uma jovem solitária, extremamente tímida, que sente uma grande falta de seu falecido  pai. Refugiando-se em rotina individualista com os seus discos (que eram os preferidos de seu genitor) e interpretando mitos como Judy Garland, Marilyn Monroe e Marlene Dietrich, faz exercícios vocais, ensaia como se tivesse um público entusiasmado.

Com roteiro inspirado em peça de Jim Cartwright, o filme mostra as dificuldades de Laura em se apresentar, na vida real, como cantora, embora tenha talento suficiente para o sucesso. O local da história é uma cidade litorânea do Norte da Inglaterra.

Para ela, a figura paterna continua influenciando suas emoções, compartilhando do prazer resultante das expressões artísticas. O ambiente familiar da moça, entretanto,  está dominado pela mãe ignorante, agressiva e fútil. Enquanto a filha luta contra a timidez, a mãe tagarela pensa, quase "desesperadamente" em conseguir um marido.

Nessa história de falta de comunicação, principalmente porque a filha tem uma sensibilidade profunda que não é reconhecida por sua mãe, somente um outro personagem, também jovem e vivendo em outra dimensão humana, vai conseguir dialogar num ambiente natural, onde a individualidade é respeitada e consegue se expressar.

Destaques: direção, interpretação, roteiro; fotografia, iluminação; a temática psicológica; a sensibilidade da narrativa.

Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo   - Paris Vídeo.

Theresa Catharina de Góes Campos