Magnólia
Tom Cruise conquistou o Globo de Ouro e concorreu ao Oscar por sua competente atuação no drama urbano, contemporâneo, "Magnolia" (Magnolia - EUA, 1999 ), produzido, escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson.
Várias histórias entrelaçadas revelam conflitos íntimos sobre prazeres, mágoas e dúvidas existencialistas. Personagens como esposas e maridos, amantes, filhos, policiais, jornalistas, enfermeiro... tendo como cenário a rua Magnolia, em Los Angeles.
Filme para adultos. Uso de linguagem chula.
Quando chega o momento decisivo da reflexão crítica, a visão do certo e do errado compreende, desvenda e revela as conseqüências na vida familiar. Vícios e doenças são como a praga das rãs, descrita no Livro de Exodus, Cap. 8, versículo 2.
Diante do passado, uma atitude se torna fundamental: o reconhecimento das faltas.
E o pedido de perdão.
"Todos nós precisamos ser perdoados."
"Como perdoar? O que perdoar?"
Destaques: direção, interpretação (Tom Cruise, Julianne Moore; Jason Robards, Melinda Dillon); trilha sonora; o roteiro sarcástico, bem irônico, impregnado de emoção; os personagens e seus diálogos; os temas abordados; a denúncia do machismo, da infidelidade, do abandono, do incesto e do egoísmo; do refúgio nas drogas. A tragédia da falta de comunicação entre os que deveriam estar muito próximos.
Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária
Volta
|