MENS@GEM PARA VOCÊ

 Com produção e direção de Nora  Ephron, "Mensagem para você" (You've got mail - EUA,1998 - 119') é uma comédia romântica protagonizada por Tom Hanks e Meg Ryan.  Trata de negócios, realização profissional e pessoal no plano afetivo...com destaque para a comunicação  iniciada via Internet. Um homem e uma mulher percebem estar mantendo uma "convivência" de harmonia  emocional, eficiente, por meio do computador...embora não se conheçam.

Ela  é dona de uma pequena livraria, especializada em obras infanto-juvenis. Herdou a loja de sua mãe, juntamente com o amor aos livros e às crianças. Ele parece não ter sentimentos ou sentimentalismos, pois se preocupa em ganhar muito dinheiro com sua moderníssima, enorme livraria.

Destaques:  direção, interpretação, produção, roteiro, fotografia, trilha sonora; temática; narrativa leve, agradável; apresentação dos créditos iniciais; a simpatia dos protagonistas; ausência de apelação de sexo e/ou violência.

Refilmagem de "The shop  around  the  corner", dirigido em  1940 por Ernest  Lubitsch.

"Você  é  o  que  você  lê ".

"Todos  nós  nos  arrependemos  do  que  dizemos quando estamos preocupados ou  estressados".

Conhecer melhor o outro implica também conhecer-se...e até melhorar seu próprio comportamento, evitando erros como falar o que não se deve, o que não é verdadeiro, sob qualquer justificativa.

Precisamos de tempo para avaliar melhor uma situação, um relacionamento, as  pessoas. Às vezes, o contato físico pode ser bastante enganador. Nossa reação social dissimula  o que temos no mais íntimo. E a tecnologia  pode levar a um relacionamento profundo, desde que utilizemos os equipamentos como autênticos instrumentos de comunicação. Se bem utilizada, a tecnologia revela-se uma técnica valiosa de aproximação.

Afinal, o dinheiro não é mais importante que o amor, não vale mais que a amizade, não conforta o coração.

Theresa Catharina de Góes Campos