MIFUNE

 Drama realista  (e sentimental ao mesmo tempo), profundo e comovente, "Mifune" (Mifune Didste Sang - Dinamarca/Suécia, 1999 - 98 min. -de  Sören Kragh-Jacobsen), às vezes cru e violento, recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Realizado de acordo com os princípios estéticos do Dogma 95, o roteiro também  oferece ao público uma proposta de comédia, narrando as relações afetivas de dois irmãos, um deles deficiente mental,  e o outro, recém-casado.

A personagem Liva (interpretada por Iben Hjeijle) é uma garota de programa que paga os estudos de seu irmão menor de idade.  Kresten  (Anders W. Berthelsen) procura distrair o irmão Rud (Jesper Asholt) imitando os samurais dos filmes de Akira Kurosawa. O título do filme homenageia o ator Toshiro Mifune, morto em dezembro de 1997. Rud sofre muito com a morte de seu pai, protetor e companheiro.

Com temas, diálogos e cenas características de filmes para adultos, "Mifune" destaca-se por sua direção, interpretação e fotografia. Fala de responsabilidade e amor, apesar das dificuldades e dos conflitos naturais da vida. 

(Obs. Assisti  "Mifune"no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Cult Filmes.)

Theresa Catharina de Góes Campos