Theresa Catharina de Góes Campos

  NOIVA EM FUGA

Romantismo, humor, farsa, caricatura e drama, bem como os problemas nas relações afetivas entre homem e mulher, estão presentes em "Noiva em Fuga" (Runaway Bride, EUA, 1999 - de Garry Marshall - 116 min.), que tem uma bela fotografia e volta a unir, sob o mesmo diretor, os populares Julia Roberts e Richard Gere, o trio responsável pelo sucesso de "Uma Linda Mulher" (1990).

Joan Cusak, Hector Elizondo e Rita Wilson também estão no elenco, interpretando personagens que se dividem em dois tipos: residentes em Nova York e habitantes de uma pequena cidade do interior, Hale (Maryland).

Jornalista encontra algumas dificuldades para escrever a sua coluna. Decide, então, apresentar o caso de noiva que vem escandalizando sua comunidade, ao deixar vários noivos sozinhos no altar. A reação da moça, escrevendo para a editora e afirmando que o artigo era exagerado, provoca a demissão do colunista. Sem emprego, o jornalista resolve ir até a pequena cidade onde mora a jovem que se sentiu prejudicada. Ele pretende investigar a responsável por sua demissão, aprofundando-se no tema, inclusive, com entrevistas.

Destaques: temas e personagens; trilha sonora; fotografia; créditos finais (para quem fica até o fim, uma surpresa muito especial).

O toque de realidade, no roteiro, enfatiza o nervosismo e a insegurança da jovem, no momento do casamento. E ainda: destaca a maneira de agir e falar, tanto de parentes como de amigos e conhecidos, que desrespeita a dignidade da moça indecisa. Afinal, ela precisa se conhecer, antes de assumir um compromisso matrimonial.

"Muita gente confunde atração com adequação."

O importante é reconhecer que haverá momentos difíceis para ambos, mas os dois se conhecem, por meio da sinceridade, na medida do possível e, conhecendo um ao outro, se escolheram como a pessoa amada.
Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Buena Vista.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.