Theresa Catharina de Góes Campos

  NOVA YORK SITIADA

Inteligente, perturbador, ótimo thriller sócio-político, "Nova York Sitiada" (The Siege - EUA, 1998- de Edward Zwick, que é também o produtor e roteirista do filme) tem, como questão central, o terrorismo e a atuação da CIA (agência internacional de inteligência norte-americana) em alguns países árabes. Contudo, a proposta da história busca uma análise bastante profunda, envolvendo direitos humanos, princípios democráticos, ética pessoal e profissional.

Policiais, membros do FBI, militares do Exército (chefiados por general interpretado por Bruce Willis) e agentes da CIA são os personagens principais, num contexto explosivo de conflitos políticos, violência e desconfiança. Todos acreditando servir a seu país e à Constituição.

Atualidade, ação e muito suspense, além de reflexão crítica em ritmo de gênero policial. Inspirado nos eventos terroristas que ocorreram em fevereiro de 1993, quando uma bomba explodiu na garagem do edifício do World Trade Center; e nas medidas anti-terroristas votadas pelo Congresso americano, em 1997. Os terroristas atacam Nova York...e só então os americanos percebem/vivem a tragédia que costuma ameaçar/amedrontar outras cidades do mundo.

Destaque para: a direção; o roteiro; e a interpretação de Denzel Washington e Annette Bening.

Precisamos aprender, como sociedade, não apenas com as lições do passado. É importante exercitar nossa capacidade de, analisando a realidade do presente, imaginar o futuro (próximo ou remoto) de modo a evitarmos as possibilidades negativas.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.